Empresa realiza de forma permanente levantamento para adoção de melhorias nos espaços físicos de toda a companhia
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani investe em uma série de ações em toda a organização para a inclusão de colaboradores com as mais diversas características e com atenção para a acessibilidade. Em 2022, ao criar o programa Gera Acessibilidade, que prevê um novo olhar para todos os espaços físicos na companhia, a Irani avançou ainda mais no objetivo de tornar o local de trabalho um lugar onde todos, pessoas com deficiência (PCDs) ou mesmo com problemas temporários de locomoção, se sintam confortáveis e seguros.
“Qualquer novo projeto dentro da companhia precisa obrigatoriamente cumprir plenamente a lei de acessibilidade e, sempre que possível, ir além. Atualmente, contamos com uma consultoria para atuar em todas as unidades propondo melhorias e soluções para tornar nossos espaços ainda mais acessíveis. O primeiro relatório já foi realizado e a empresa promove agora a reorganização pontual em diferentes instalações”, explica o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira.
As unidades fabris estão passando por ajustes para garantir a acessibilidade plena a todos. Ao valorizar os espaços físicos adequados, entre outras ações, a companhia consegue estar acima da meta, com 5,15% de contratações de PCDs. Segundo Oliveira, os projetos realizados fazem parte dos valores da Irani de transformar a vida das pessoas e gerar prosperidade.
“Nossa preocupação maior e genuína é ter um local onde a acessibilidade seja um fator positivo e que estimule a permanência de colaboradores PCDs, na empresa, não apenas pela questão física, mas também pelo respeito que a empresa mostra por eles”, acrescenta.
A Irani também dedica especial atenção ao preparar times e gestores para receber os colegas, com um olhar de respeito e inclusão nas diferenças. Segundo o Diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas, cultivar a diversidade e promover a inclusão faz parte da missão estratégica da empresa, que surgiu há mais de 80 anos no Meio-Oeste de Santa Catarina.
“Respeitamos e acolhemos cada indivíduo, valorizando o poder das diferenças. O nosso negócio é feito por pessoas que colocam otimismo em ação para transformar a vida de outras pessoas com atitudes e soluções sustentáveis e essa lógica precisa começar de dentro pra fora da empresa”, observa Ribas.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Bianca Souza Salatino atua focada exclusivamente nesse tipo de contratação e lembra, ainda, que a empresa conta com o programa Gera Diversidade, por meio do qual são conduzidas ações com foco no respeito à diversidade e igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, idade, etnia, religião, nacionalidade, estado civil, orientação sexual e deficiência de qualquer natureza.
“Neste sentido, a Irani já criou, por exemplo, o banco de Talentos LGBTQIA+ que, desde junho de 2022, recebeu mais de 120 candidatos e nove contratações efetivadas para oportunidades na empresa”, conta Bianca.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.
Texto: Thiago Copetti