Marcando o final da temporada de Verão, ação vai acontecer na próxima quinta-feira (16), em parceria com a Eco Brasil. O lixo da praia vai se transformar
em matéria-prima para novos produtos, emprego e renda para os cooperados
Numa iniciativa que tem por principal objetivo conscientizar a comunidade de Jurerê da importância da destinação correta dos resíduos, também na praia, o Grupo Habitasul, em parceria com a Eco Brasil, promove, nesta quinta-feira (16/03), das 8h às 10h, na praia de Jurerê, a 1ª Ação de Educação Ambiental, com vistas à ampliação da qualidade da praia e, especialmente, da qualidade da água, tão importante para a vida marinha.
A ação também acontece em atendimento ao chamado da ONU, por meio do 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Grupo Habitasul é signatário do Movimento ODS SC e RS e, neste caso, propõe ações dentro das metas do ODS 14 – Vida na Água.
“Neste verão sentimos impacto da ausência da qualidade da água do mar, na saúde e no turismo, além disso, alguma vez já imaginamos como a biodiversidade marinha vem sofrendo, com os resíduos que descartamos na areia e chegam até o mar? São inúmeros animais que morrem com canudos, tampinhas de garrafa, pequenos plásticos e outros resíduos. Isso está acontecendo em nossas praias”, observa a coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira.
A ECO Brasil, parceiro dessa iniciativa, vai além de coletar os resíduos. Transforma lixo em matéria prima para desenvolver novos produtos, emprego e renda para cooperados da ONG. Para Jurerê, o retorno serão lixeiras, que ficarão dispostas para o público descartar suas tampinhas e microlixo e poderão ser transformadas em novos mobiliários, como lixeiras e bancos.
De acordo com Salete Pereira, durante a pandemia foram retiradas mais de três toneladas de resíduos da área de vegetação. São resíduos que deixam de ser destinados para cooperativas e de retornar ao processo produtivo, impactando significativamente na qualidade da praia, da vegetação e principalmente dos animais que vivem nesse ecossistema.
“É um dos nossos propósitos cuidar ativamente da sustentabilidade de nossas praias. Essa ação é simbólica, mas fundamental, para sensibilizar cada vez mais pessoas da importância de zelar por este espaço público e destinar os seus resíduos de maneira adequada”, completa.
Um dos principais fatores de poluição dos mares é o descarte de plástico nas praias e rios que desaguam no mar. O plástico é um elemento que leva 450 anos para se decompor e causa impactos às vezes irreversíveis na biodiversidade marinha. Além de conscientizar a comunidade de Jurerê, a iniciativa do Grupo Habitasul também se ampliará futuramente para ações de conscientização dos turistas, contando com o apoio dos próprios moradores.