Além de patrocinar o time de futsal feminino lageano, a ENGIE Brasil Energia investe no projeto social Escola de Leoas que atende 230 meninas em Santa Catarina
Com o apoio da ENGIE Brasil Energia, empresa sediada em Florianópolis, o projeto social e o time profissional das Leoas da Serra, de Lages (SC), está reforçado. As jogadoras de futsal feminino apresentaram no último sábado, 30 de julho, o novo uniforme do clube.
O lançamento marca um novo momento da equipe e visa reforçar a importância da torcida e do envolvimento comunitário na trajetória do time. A estreia das novas camisas ocorreu durante uma grande festa em Lages, no ginásio Jones Minosso, em partida contra o Londrina, pela oitava rodada da Liga Feminina de Futsal, principal campeonato da modalidade no país.
Fundado em 2013, o Leoas da Serra é um time de futsal feminino de Lages, Santa Catarina, e tem entre suas principais conquistas a Copa Intercontinental de Futsal Feminino e a Libertadores.
A craque Amandinha, oito vezes consecutivas eleita a melhor jogadora de futsal feminino do mundo, compôs o quadro de atletas do Leoas por cinco anos, encerrando sua participação ao final de 2021.
A partir deste ano de 2022, chega para somar ao elenco Vanessa Pereira, jogadora eleita três vezes a melhor do mundo
Desde a sua formação, o Leoas da Serra se tornou um dos principais times de futsal feminino do país e é uma inspiração para a comunidade da região. Em menos de 10 anos de história, o time venceu os principais torneios e competições do Brasil e do mundo. E, agora, sem a Amandinha, que esteve presente nos grandes momentos, o time se reinventa.
“O nosso lema é ‘o jogo acaba no apito final, o sonho só acaba se a gente quiser’. É um novo momento para nós e, de novo, sabemos que a nossa torcida estará do nosso lado, empurrando o time para cima. Por isso, o novo uniforme ressalta essa que é a nossa principal força”, comenta Maurício Neves, idealizador do Leoas da Serra.
Projeto Social Escola de Leoas dá oportunidade para meninas
Além do clube, o Leoas da Serra é responsável pelo projeto social Escola de Leoas. Desenvolvido desde 2015, a iniciativa esportiva visa oferecer de forma gratuita a prática do futsal, proporcionar a inclusão social e reforçar o empoderamento feminino. Hoje, o projeto atende aproximadamente 230 meninas entre 4 e 17 anos em 5 polos nos municípios de Lages e Anita Garibaldi.
“A Escola de Leoas nasceu não só para mostrar a nossa luta pelo futsal feminino, mas também para mostrar a essas meninas que o esporte tem o potencial de mudar vidas, muito além de ganhar títulos”, destaca Gi Morena, Presidente do Leoas.
Embora a modalidade tenha se desenvolvido ao longo dos anos, o futsal feminino ainda enfrenta dificuldades em conquistar patrocínios ao redor do mundo, o que impacta no fortalecimento dos clubes, na composição e qualidade técnica e, principalmente, no interesse da grande mídia em televisionar os jogos. Foi pensando em romper parte dessas dificuldades que, desde 2017, a ENGIE Brasil Energia é a patrocinadora do time Leoas da Serra e apoiadora da Escola de Leoas.
“Nosso investimento no projeto social Escola de Leoas está fundamentado em nossas diretrizes de responsabilidade social, tendo o esporte como um dos caminhos para gerar oportunidades, romper barreiras e promover desenvolvimento social e cultural para crianças, jovens e adultos”, destaca Luciana Nabarrete, Diretora Administrativa da ENGIE Brasil Energia.
Sobre a ENGIE Brasil Energia
A ENGIE Brasil Energia é a empresa de capital aberto do Grupo no Brasil, responsável por 8.440,9 MW de capacidade instalada no país, sendo 94,6% de fontes renováveis, e uma das líderes em comercialização no Mercado Livre de Energia. A Companhia também é sócia e operadora em outros três consórcios que contemplam as Usinas Hidrelétricas Machadinho, Itá e Estreito e uma das sócias da TAG, detentora de 32,5% de participação na empresa. Na B3, as ações da ENGIE Brasil Energia são negociadas sob a sigla EGIE3. A empresa está presente há 17 anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, desde a sua criação e, em 2021, passou a compor a nova carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da Bolsa. Com a adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a Companhia é referência no País na transição para uma economia de baixo carbono e na produção de energia por meio de fontes renováveis.
Texto: Adrieli Garzim – Edelman Brasil