Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti recolhe cerca de cinco toneladas de lixo

, Carine Bergmann 29 de abril de 2022
 Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti recolhe cerca de cinco toneladas de lixo

Grande parte dos apoiadores são signatários do Comitê Local Itajaí do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Com a mobilização de mais de 1.200 voluntários, o mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti recolheu mais de cinco toneladas de lixo por terra e pelo rio. Deste montante, duas toneladas eram de material reciclável, principalmente plástico e garrafas de vidro. A limpeza foi feita, na manhã de sábado (9/04), no rio Itajaí-açu, Baía Afonso Wippel, avenida Beira-Rio, Molhes da Barra e Praia do Atalaia.

O mutirão, promovido pelo Município de Itajaí através do Semasa e do Porto e com apoio de órgãos públicos e privados, estava planejado desde março de 2020, seguindo uma tradição iniciada na edição de 2012 da regata Volvo Ocean Race. A data atual foi escolhida para que o evento acontecesse entre o Dia Mundial da Água (22 de março) e o Dia Mundial da Terra (22 de abril).

Nesta edição, o peso total recolhido foi menor do que no último mutirão em 2019, mas o volume em área limpa pelos voluntários foi mais significativo. Desta vez, houve um alto percentual de rejeitos de baixa densidade, como o isopor. Foram encontrados ainda aparelhos eletrônicos, móveis, utilidades domésticas, pneus, escovas de dente, garrafas de vidro e de plástico e tampinhas pet. Os resíduos não recicláveis recolhidos na ação foram destinados ao aterro sanitário e os recicláveis foram doados à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz).

 A relações públicas do Semasa, Natália Simões Pires, representante da autarquia na organização do evento, aponta a importância da mobilização: “assim como precisamos do rio, ele também precisa de nossa ação e consciência”.

Entre os participantes desta edição do Juntos pelo Rio estavam estudantes, profissionais liberais, professores, servidores públicos, ambientalistas e comunidade em geral. O mutirão retirou resíduos do rio Itajaí-açu, da baía Afonso Wippel, da avenida Beira-rio, dos molhes e praia do Atalaia. Voluntários também atuaram nas margens do rio no lado de Navegantes. Mais de vinte embarcações se envolveram na ação.

O evento incluiu ainda oficinas de educação ambiental, blitz educativa sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, exposição de amostras de lixo recolhidas em mergulhos e jogo de tabuleiro sobre conservação da natureza. O Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Univali atuou na separação de amostras dos resíduos recolhidos para analisar a origem e composição desses materiais.

A ação está alinhada diretamente com 6 ODS:

ODS 3 (Saúde e bem-estar) – Uma das grandes conquistas no decorrer das edições, foi agregar a campanha de prevenção contra o Aedes Aegypti, num momento em que o poder público realizava grande força-tarefa para diminuir os focos do mosquito, que estavam provocando um número alarmante de casos de Dengue na população.

ODS 6 (Água potável e saneamento) – Destacamos o alinhamento principal com a meta 6 b (Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento). No evento é reforçado a responsabilidade individual em prol do bem coletivo. Vivenciado a implantação da rede coletora de esgoto no município, a população é orientada sobre seu papel neste processo: regularizar suas ligações prediais.

ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) – Alinhado à meta 11.4 (Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo). 

ODS 12 (Consumo e produção responsáveis) – Colaboração a meta 12.5 ( Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. ) e a 12.8 (Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza), pois entendemos que na prática motivamos a mudança de comportamento.

ODS 14 (Vida na água) – Se aplica totalmente a missão desse projeto, que é referenciado e faz parte do compromisso de Itajaí, que foi a primeira cidade a assinar a carta da Campanha Mares Limpos, promovida pela ONU. Na última edição os voluntários focaram naturalmente no plástico, e o volume recolhido não se refletiu na pesagem registrada, mas na capacidade dos recipientes vislumbrada no transporte dos resíduos.

ODS 17 (Parcerias e meios de implementação) – Destaca-se a meta 17.17 ( Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias), pois este evento é coordenado por duas autarquias, mas organizado por muitas entidades que se comprometem com as demandas necessárias para a realização do evento.

A edição de abril de 2022 do Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti teve como apoiadores Univali, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Unificado, Marina Itajaí, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cooperfoz, Programa de Controle de Dengue de Itajaí, Allog, Poly Terminais, Hobbyshare, Braskarne, Trocadeiro, OGMO, APM Terminals, Gomes da Costa, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Codetran, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Vale Indústria, Equilibrios, Valle Ambiental, Recicla Itajaí, NGI Sul, Portonave, Multilog, Agenda 21, Dracares, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Cooperfoz, Ecolitoral, MSC, Medlog, Barra do Rio, Associação Empresarial de Itajaí, Distribuidora Muller e Slice, Allber Engenharia e Ambipar Response.

Fotos: Marcos Porto

Texto: Natália Simões Pires – Relações Públicas SEMASA Itajaí