ODS em destaque na Smart City Expo Curitiba

Carine Bergmann 11 de abril de 2022
 ODS em destaque na Smart City Expo Curitiba


Por Tiago Moraes – Coordenador Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação

Aconteceu em Curitiba-PR nos dias 24 e 25/mar, a 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, evento em que a FECAM, Signatária do Movimento ODS Santa Catarina, esteve participando em preparação para o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina 2022, que acontecerá em agosto deste ano, o qual está inspirado na temática Desenvolvimento Sustentável para Santa Catarina, mais especificamente nos 17 ODS.

Sobre o evento:

O Smart City Expo Curitiba é a edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionado ao tema, originada pelo mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona. O evento conta com os maiores especialistas do mercado e principais empresas do setor. O Smart City Expo Curitiba é o evento para despertar um futuro urbano poderoso: o que vem por aí para as cidades começa nesse evento.

Nesta edição a participação foi impressionante: mais de 10,2 mil visitantes na feira e congresso, 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil expondo ou participando de painéis do congresso, representantes de 200 municípios brasileiros e 95 palestrantes de dez países.

No evento Prefeitos discutiram cidades inteligentes e principalmente as transformações nas cidades após a pandemia e como inovação e tecnologia podem auxiliar seus habitantes para o desenvolvimento econômico e principalmente social.

Através de painéis temáticos em: Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro e Cidades Sustentáveis, diversos cases municipais de Cidades Inteligentes foram apresentados por prefeitos(as), Secretários(as) de governo, e especialistas nas diversas áreas de responsabilidade pública municipal, estadual, federal e iniciativa privada.

Algumas falas marcantes como a do Prefeito de Curitiba (PR) Rafael Greca, “Nos tornamos uma cidade mais inteligente a cada ano. Além de ser a sétima do mundo, somos a terceira melhor cidade para se empreender. Costumo dizer que uma cidade boa para se visitar é uma cidade boa para seus habitantes, Curitiba é uma delícia para se viver”.

Os debates sobre governança em cidades inteligentes começaram com a plenária da especialista em tecnologia e inovação da UN-Habitat (Espanha), Livia Schaeffer Nonose. Livia trouxe para discussão uma dúvida relevante quando falamos de smart cities: como levar o conceito de cidade inteligente para o dia a dia dos cidadãos e torná-lo relevante para as pessoas que vivem nessas cidades?

Outra fala marcante foi a do prefeito de São Paulo (SP) Ricardo Nunes, “Em uma cidade tão complexa como São Paulo, é importante falar da busca tecnológica visando o cunho social. Uma situação nos pegou de surpresa, que foi quando adquirimos tabletes e notebooks para alunos das escolas públicas, mas identificamos que muitos não tinham acesso à internet em suas casas, e aí o equipamento ficou perdido. Queremos acelerar a Lei das Antenas e simplificar esse processo. Como falar de Smart City com cidades que não têm internet ainda?”.

Prefeito de João Pessoa/PB Cícero Lucena, no mesmo sentido afirmou, “cidade inteligente é aquela que tem o compromisso de cuidar do que é mais importante, que é sua população. É preciso pensar numa cidade inteligente com mais eficiência e responsabilidade.” Lucena contou aos presentes que ações como Papel zero, com documentos 100% digitais, tornaram a cidade mais verde e sustentável. “Dessa forma, a população tem, inclusive, mais condições de acompanhar os processos. Nosso desejo é fazer uma cidade cada vez mais justa”, afirmou.

Prefeito Eduardo Braide de São Luis-MA resumiu as diversas ações na capital com a seguinte frase, “Cidade inteligente só é inteligente se for sustentável e humana”.

João Campos, Prefeito de Recife-PE, falou sobre simplificar e facilitar os serviços digitais para o cidadão, “com três cliques, o cidadão tem acesso a qualquer serviço da prefeitura. Isso não tem volta. Precisamos nos digitalizar e construir pontes para serviços públicos, quem não compreende esse caminho não será compreendido pela população. Nossa meta é ser pioneira na prestação de serviços digitais”.

O evento poderá ser acessado através do seguinte link:

No meu ponto de vista, o evento propiciou três grandes oportunidades, conhecer cases reais e os resultados de políticas públicas em prol do Desenvolvimento Econômico Sustentável, conhecer programas, legislação, metodologias e tecnologias que estão tornando as cidades mais inteligentes para as pessoas e por último, porém não menos importante, conectar as pessoas e os materiais que foram preparados para que outros municípios e instituições também possam inspirar-se e ou aplicar essas soluções com o propósito de termos cidades mais Inteligentes para as cidadão.

A FECAM, signatária do Movimento ODS Santa Catarina, tem trabalhado nesse sentido, buscando e repassando conhecimento, trocando experiências entre os municípios através dos colegiados, aproximando parceiros para atuação conjunta nos municípios.

Se você Gestor ou servidor Público deseja mais informações para que seu Município esteja mais inteligente, entre em contato com nossa equipe.