O Selo Social, tecnologia catarinense, é eleito umas 10 soluções mais inovadoras para implementação dos ODS

Carine Bergmann 25 de maio de 2021
 O Selo Social, tecnologia catarinense, é eleito umas 10 soluções mais inovadoras para implementação dos ODS

O Selo Social, programa de mobilização que une empresas, órgãos públicos e ONGs para ampliarem seus impactos sociais e ajudarem as cidades a evoluir nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU – ODS, foi escolhido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e o Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS como uma das 10 soluções mais inovadoras de 2021 para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. As propostas foram selecionadas a partir de uma chamada pública que recebeu 74 inscrições de todo país.

O Instituto Selo Social tem sede em Santa Catarina e atuação nacional. Atualmente, no estado, o instituto executa o programa nas cidades de Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú e está em fase de expansão, com novos lançamentos previstos para julho de 2021. Com sete anos de execução, o Selo Social também aconteceu em Balneário Piçarras, Itapema e Rio do Sul. Ao todo, 251 organizações participaram do Selo Social no estado, tendo 706 projetos sociais orientados e 1.973 impactos sociais registrados. No Brasil, o programa já orientou 2.398 projetos, com 7402 impactos contabilizados.

Segundo a diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco, o reconhecimento é fruto de um trabalho que já vem sendo feito há muitos anos, com resultados expressivos em diversas cidades de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. “Essa seleção reforça nossa missão de impactar positivamente para melhorar os indicadores locais e ajudar o Brasil a ser um país melhor. Esse é o nosso propósito e vamos trabalhar ainda mais para ampliar este trabalho”, afirma Carina.

As iniciativas selecionadas participarão do III Seminário de Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável, previsto para o mês de junho, e farão parte de uma publicação para que sejam conhecidas por potenciais apoiadores e investidores. Também receberão mentoria qualificada sobre planejamento estratégico, mapeamento de atores, indicadores de impacto, entre outros assuntos de interesse para bons modelos de negócios.