Programa de inclusão digital Pode Crer está com inscrições abertas

Carine Bergmann 1 de março de 2021
 Programa de inclusão digital Pode Crer está com inscrições abertas


As inscrições permanecem abertas para os alunos e podem ser feitas presencialmente na sede do Centro Cultural Escrava Anastácia (mais de 14 anos) e Associação João Paulo II (11 a 13 anos).

O Programa Pode Crer tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da Grande Florianópolis na perspectiva da inovação social, por meio da formação integral de crianças, adolescentes e jovens das periferias e da sua integração com os profissionais dos setores de tecnologia e economia criativa. O programa prevê no horizonte de 10 anos a criação de 5 Centros de Inovação Social – CIS em áreas de vulnerabilidade social da cidade de Florianópolis, que serão também espaços de cocriação de soluções de problemas sociais. O primeiro CIS será construído no Monte Serrat, ao lado da escola social Marista Lúcia Mayvorne.

O Programa PODE CRER parte do princípio de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. É um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência.

Com o Programa Pode Crer, o IVG busca construir e solidificar uma ponte entre a necessidade das empresas de tecnologia e economia criativa em contar com pessoas preparadas, e a importância de melhorar o nível de educação e da capacidade de geração de renda das comunidades da periferia da Grande Florianópolis.

Parcerias pelo desenvolvimento

O Programa é coordenado pelo IVG e tem a parceria da Caixa, FIESC, ACATE,
SEBRAE/SC, WOA Empreendimentos Imobiliários, Floripa Sustentável, OIM Brasil e ACM, além de empresários do setor de tecnologia.

Projeto Caixa Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro

Em 2021, com patrocínio da Caixa, estamos iniciando um projeto piloto do Programa em duas organizações da Rede IVG: Associação João Paulo II, Palhoça (crianças de 11 a 13 anos) e Centro Cultural Escrava Anastácia, Florianópolis (adolescentes e jovens de 14 a 24 anos).

As atividades acontecerão no contraturno escolar e beneficiarão 320 crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, com oficinas de tecnologia, educação financeira, inglês, empreendedorismo, cultura, artes, cidadania e meio ambiente, desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais.

Mais informações sobre o Programa no telefone (48) 3039-1828 (IVG) ou e-mail: tainara@redeivg.org.br.