Crescimento do Movimento ODS SC, balanço de 2020 e propostas para 2021 estiveram em pauta na ultima reunião deste ano entre a coordenação estadual e comitês locais
No dia 04 de dezembro, a coordenação estadual do Movimento ODS Santa Catarina realizou um encontro online com representantes dos 12 Comitês Locais. O objetivo da reunião foi fazer um balanço das atividades realizadas em 2020 e uma projeção do que será realizado em 2021. O encontro também contou com a participação da signatária e advogada Luessa dos Santos, que fez uma conversa sobre a Lei de Proteção de Dados (14.010/20), com sanções previstas para entrar em vigor em agosto de 2021.
Como o Movimento acaba gerenciando os dados dos seus mais de 600 signatários, a conversa se torna relevante e a atenção deve ser redobrada, conforme alertou Regina May, responsável pelo apoio a gestão do Movimento. “Quando o signatário fornece o seu dado, esta informação é para fim exclusivo do Movimento, e precisa ter o cuidado para não ser usado para outros fins”, como propagandas por exemplo”, comentou Regina.
“Os dados pessoais são das pessoas, e não da organização, por isso é muito importante estabelecer uma regra de conduta, de jamais compartilhar dados sem autorização”, reforçou Luessa.
Após esta conversa com o grupo, o Coordenador Geral do Movimento ODS SC, Gilson Zimmermann, apresentou um balanço de 2020, comentando fatos como o crescimento de 54% no número de signatários do Movimento, em relação a 2019. Além disso, comentou sobre outras conquistas, como a participação do Movimento na Frente Parlamentar Mista sobre os ODS no Congresso Nacional, e também da “Teia da Carta da Terra Brasil”, iniciativa da sociedade civil que discute políticas públicas relacionadas aos ODS.
Eleições dos Comitês Locais
Um dos pontos destacados na reunião foi a eleição para novos coordenadores dos Comitês Locais, a ser realizada em 2021. As eleições devem ser realizadas em março e no inicio do ano será lançado o edital com mais informações. “A ideia é que os comitês locais já comecem a conversar com os signatários da sua região, para ver quem tem interesse se tornar uma liderança ODS no próximo ano”, explicou Regina. “Porém vale salientar que os atuais coordenadores deverão passar por um período de transição com os novos representantes, e o ideal é que algumas pessoas da atual gestão permaneçam na coordenação do comitê para dar um suporte”, destacou Regina.
Verbos norteadores
Dias antes da reunião, foi feito uma pesquisa com os integrantes da coordenação, abordando as seguintes questões:
1 – Quais verbos adotados em 2020 deverão ser mantidos em 2021?
De acordo com as respostas, 86,5% acreditam que “Engajar”, melhorando o engajamento entre os signatários é o principal verbo, seguido de “Fortalecer” os comitês locais existentes, 83,8%; na sequência “Aparecer”, 70,3%, aumentando o número de signatários e promovendo ações que deem mais visibilidade ao Movimento; e “Ampliar”, 62,2%, aumentando o número de comitês e cidades de atuação.
2 – Que outros verbos devemos adotar?
Entre diversas opções sugeridas de novos verbos para adotar em 2021, os que tiveram mais destaque foram “Renovar”; “Mensurar”; “Integrar”; “Avançar” e “Articular”.
3 – Que palavra define o Movimento ODS SC?
“Engajamento” e “Parcerias” foram as palavras que mais tiveram destaque na pesquisa realizada com os coordenadores dos comitês locais.