O consumo e a produção tiveram mudanças significativas devido às necessidades de readaptação ao clima e às pandemias
Foto/Divulgação
Legenda:
Consumidores vêm descobrindo formas menos agressivas de usufruir dos recursos naturais e reaproveitamento tem níveis recordes.
Da Redação ODS/SC – Brasil
Para alcançar as metas do ODS 12, a mudança nos padrões de consumo e produção foram ações indispensáveis na última década. Pesquisas do WWF indicam que houve considerável redução da pegada ecológica sobre o meio ambiente. Essas medidas têm sido a base do desenvolvimento econômico e social sustentável.
As metas do ODS 12 visavam a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. Além disso, o objetivo priorizou a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
Cai o desperdício de alimentos per capita
O desperdício de alimentos per capita mundial chegou a cair pela metade em níveis de varejo e do consumidor na última década. Foram reduzidas consideravelmente as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.
No decorrer dos últimos anos, há indicadores de melhor manejo dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionalmente acordados. Também a liberação destes para o ar, água e solo, foi reduzida, minimizando seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.
Empresas grandes e transnacionais começaram, por força de lei, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios. Foram promovidas práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais.