#julhosemplastico: a sustentabilidade caminha lado a lado com a economia doméstica

, Carine Bergmann 22 de julho de 2020
 #julhosemplastico: a sustentabilidade caminha lado a lado com a economia doméstica

Pensar “verde” ajuda o planeta e o bolso: conheça trocas conscientes e dicas para aderir à rotina!


A campanha #julhosemplastico começou em 2011, na Austrália, e foi se popularizando pelo mundo como um apelo para a população evitar ao máximo os descartáveis, principalmente o plástico.

De acordo com um estudo do WWF – Fundo Mundial para a Natureza*, 75% de todo o plástico já produzido é lixo. Outro dado alarmante apontado é que 1/3 desse plástico (100 milhões de toneladas) já se tornou poluição de terra ou marinha. A estimativa é que, se as pessoas não se conscientizarem e mudarem os hábitos, até 2030, mais 104 milhões de toneladas de plástico chegarão na natureza.

Portanto, o movimento #julhosemplastico é um convite a refletirmos sobre os nossos hábitos de consumo (quanto e como consumimos) e o que este consumo gera de lixo, além do que, por consequência, desperdiçamos.

Apoiadora do #julhosemplastico, a Mapeei – Uma vida sem plástico indica trocas conscientes que podem ser feitas no dia a dia, aos poucos, até se tornar um hábito. Confira:


Escova de Bambu

Existem algumas trocas que são bem simples, como a troca da escova convencional para a escova de bambu. Por este ser algo que todo mundo usa e troca com frequência, apenas neste item é possível ser 95% mais sustentável (os 5% são as cerdas de nylon) sem nenhum impacto de comportamento.

Copo retrátil

Outro item prático é um copo (os retráteis são ainda mais fáceis de carregar) ou uma garrafa que você carrega com você e evita diversos descartáveis, e muitas vezes até já temos estes itens em casa (e tudo bem se eles forem de plástico, o importante é reutilizar o máximo que puder!). Eles podem ser utilizados para tomar café, chá, fazer refil de água, até mesmo cervejas e chopps que normalmente vêm em copos plásticos.

Ecobag

Outro detalhe importante são as embalagens: atitudes muito simples, como levar seus próprios saquinhos e sacolas para as compras no mercado, também somam na sustentabilidade. Elas são feitas de tecido, então, além de biodegradáveis, são mais resistentes e dá para costurar, caso elas rasguem.


Diferença para sentir no bolso

Calma, você não precisa jogar fora seus potinhos plásticos e sair correndo para comprar novos itens. Primeiro: não jogue nada fora! Não é porque você mudou a chavinha que precisa trocar tudo o que já tem em casa. A dica de ouro da sustentabilidade caminha lado a lado com a economia doméstica: reutilize sempre tudo o que for possível. Esse é um dos pilares fundamentais desta jornada!

Por exemplo: se o seu copo plástico do liquidificador trincar, em vez de jogá-lo fora, que tal customizar a peça e transformá-lo em um vaso?

Essa e outras dicas são essenciais para deixar sua casa com zero desperdício e ainda economizar bastante. Confira as dicas da Lori Vargas, sócia-fundadora da Mapeei, para (re) pensar toda vez que você realmente for comprar um item novo:

✔ Se trincou um pote de plástico, opte repor por um de inox ou vidro;

✔ Se quebrou apenas a tampa do pote, uma boa opção para vedar são as touquinhas de tecido e os panos encerados, em vez de jogar a base do pote fora;

✔ Se quebrou apenas o pote, a tampa pode ser reutilizada como base para vasos (aquele pratinho que não deixa vazar água);

✔ Tá na hora de trocar as buchas para lavar louça? Que tal pensar em opções sem plástico, como bucha vegetal, bucha de sisal, de tampico, de cobre, entre outras?

✔ Escova de piaçava para o banheiro, vassouras que sejam de fibras naturais, panos de prato e de chão em algodão, bucha de coco… Já reparou que elas parecem “eternas” porque não se desgastam como as convencionais?

✔ Produtos de limpeza? Muitos podemos fazer em casa mesmo ou fazer uma pesquisa de quais as melhores opções que não emitem tantos poluentes no meio ambiente.

✔ Composteira doméstica: uma parte expressiva do lixo que geramos é orgânico e/ou compostável. Este, apesar de ser um passo um pouquinho mais avançado, é super simples, não gera bichinhos (quando bem cuidada), é um único investimento e dura para sempre!


O movimento #julhosemplastico está aí, e não custa nada participar! Que tal adotar essas dicas e trocas conscientes para ser mais sustentável e, de quebra, ainda economizar no final do mês?

* O estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização” foi publicado em março de 2019 por WWF – Fundo Mundial para a Natureza (Antigo World Wildlife Fund), Gland, Suíça.

Sobre a empresa

A Mapeei – Uma Vida Sem Plástico nasceu da crença de que existe uma forma de viver com menos desperdício e com o fim de auxiliar como pessoas podem sim evitar o plástico. É um lugar onde nos orgulhamos em dividir experiências e conhecimento além de oferecer produtos e soluções mais ecológicos para nosso dia a dia, independente de onde cada um esteja em sua jornada para uma vida mais sustentável. A Mapeei é um espaço onde pessoas que compartilham da mesma paixão pelo meio ambiente e também por práticas mais sustentáveis, podem comprar e vender produtos mais ecológicos, com o compromisso de transformar nosso planeta em um lugar melhor.