A coordenação estadual do Movimento ODS SC reuniu nesta sexta-feira (6) com lideranças dos Comitês Locais para fazer o planejamento estratégico do próximo ano. O encontro foi realizado na Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.
Durante o encontro foi apresentado um balanço das principais ações realizadas pelo Movimento ODS SC em 2019, que buscaram ampliar a visibilidade do Movimento. Algumas ações em destaque no ano foram o Fórum Brasil ODS 2019, que contou com a participação de mais de 500 pessoas; o Prêmio ODS SC 2019, que reconheceu e deu visibilidade para iniciativas que estão atuando para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; além da Campanha de Setembro e ODS na Prática, a primeira alcançando mais de 30 mil pessoas e o segundo com mais de 100 eventos sendo realizados simultaneamente.
“Estamos atuando para que mais pessoas conheçam o que são os ODS e como as organizações públicas e privadas podem incluí-los na sua gestão e as pessoas no seu dia a dia. Um trabalho incansável, feito por voluntários para garantir a vida e o desenvolvimento para a gerações atuais e futuras”, explica a coordenadora geral do Movimento ODS SC, Katiane Vieira.
Ações para 2020
No próximo ano, os principais objetivos serão Fortalecer, Engajar, Aparecer e Ampliar a atuação. Atualmente, o Movimento conta com mais de 400 signatários e 10 comitês locais. Além disso, conta com apoiadores oficiais para praticamente cada um dos 17 Objetivos. Tudo isso, com o propósito de disseminar a causa em Santa Catarina.
“Em 2020, diversas ações serão realizadas para que os objetivos sejam atingidos, buscando ouvir mais a dor da população, alinhar os ODS com políticas públicas bem como comunicar melhor o que são os objetivos. Para exemplificar, estamos melhorando e ampliando nossas ferramentas de comunicação, a exemplo do site, temos programada uma conferência Brasil-Alemanha e já estamos de olho em 2021, quando teremos um novo Fórum. Além disso, teremos projetos, encontros e muitas ações que serão divulgadas ao longo do ano na agenda do site do Movimento”, garante Katiane.
Os ODS
Os ODS constituem-se em 17 objetivos para serem atingidos até 2030 no mundo. Eles foram construídos ao longo de uma negociação mundial, iniciada em 2012, na Rio +20, e com a participação do Brasil, cuja meta anunciada, na ocasião, era de erradicar a pobreza.
O programa desencadeia-se em três principais áreas: social, visando à qualidade de vida, com melhor educação, saúde e justiça; ambiental: preservação do meio ambiente com a reversão de desmatamento, proteção de florestas e da biodiversidade; e econômico: abordando o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina
É composto por voluntários, de caráter apartidário, ecumênico e plural, tem como missão: facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações de Santa Catarina.