Prêmio ODS SC 2021 – Finalistas

admin 8 de novembro de 2021

A entrega do Prêmio ODS SC 2021 aconteceu no dia 05 de novembro.

Nessa terceira edição foram  inscritos 85 projetos. O projeto vencedor de cada categoria foi divulgado durante a programação do Fórum Brasil ODS 2021, no dia 05 de novembro, às 19h30.

Conheça os projetos que receberam o Prêmio ODS SC 2021

  • Grupo Nexxees, com o Projeto Conexxão de Impacto

O Conexxão de Impacto é um projeto de educação empreendedora gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade que aproxima pessoas que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica a oportunidades de qualificação, o que gera novas perspectivas profissionais e de futuro e fomenta o desenvolvimento socioeconômico da comunidade em que o participante se encontra.

  • Colégio Marista Criciúma, com o Projeto Conexão do Bem

A “Conexão do bem” foi criada para ajudar alunos que enfrentaram um dos grandes problemas que foi ocasionado pela pandemia do coronavírus: o acesso à educação. Os alunos do 5º e 9º ano do Colégio Marista Criciúma, criaram uma campanha para arrecadar equipamentos tecnológicos e conseguir padrinhos para pagar planos de internet a famílias necessitadas. O projeto teve a duração de 6 meses, onde foi arrecadado e reciclado mais de 15 computadores e apadrinhado 18 alunos da Escola Ir. Walmir.

  • Associacao Social Good Brasil, com o Projeto Força tarefa de Inteligência de Dados sobre o Covid-19 para Santa Catarina

Em março de 2020, frente a pandemia do COVID-19, entendemos o chamado como organização social para que nosso propósito fosse colocado em prática. Nos voluntariamos para oferecer nossa metodologia de inteligência de dados para ajudar SC a montar uma grande força intersetorial para o enfrentamento deste desafio. Ao time SGB, se juntaram 100 voluntários especialistas criando 7 produtos de dados que foram disponibilizados para os governos e cidadãos catarinenses.

  • Grupo Pró Babitonga, com o Projeto Gestão Participativa e Integrada do Ecossistema Babitonga

Contribuir para a gestão participativa e integrada do ecossistema Babitonga, com ações que assegurem a proteção da diversidade biológica e cultural, o disciplinamento da ocupação e a sustentabilidade dos usos dos recursos naturais, além da participação multissetorial para a implantação das diretrizes das políticas nacional, estadual e municipais do meio ambiente e do gerenciamento costeiro no que diz respeito à sua área de atuação, visando atender aos objetivos específicos, metas e diretrizes do seu Plano de Gestão Ecossistêmica.

  • Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau, com o Projeto Blumenau Mais Verde

O Programa Blumenau Mais Verde visa realizar o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas públicas de Blumenau, como escolas, centros de educação infantil, praças e ruas, promovendo a doação da muda, o plantio da árvore e a educação ambiental dos envolvidos. O programa é dividido em duas vertentes: Escola Mais Verde e Cidade Mais Verde, permitindo que os alunos e os cidadãos da cidade tenham a experiencia de plantar a própria árvore.

  • Rafael Gué Martini, com o Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB)

O programa Horizonte Oceânico Brasileiro impulsiona a formação de capacidades inter-redes, sobretudo dos membros do PainelMar, para atuação na interface entre conhecimento (científico e local) e políticas públicas; enfatizando a criação de oportunidades para o protagonismo de profissionais em início de carreira bem como o tema da implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável No.14, especialmente de políticas públicas de ordenamento territorial costeiro e marinho.

Clique e conheça os projetos finalistas!

Sobre o Prêmio

A primeira edição, em 2019, contou com a parceria da Editora Expressão e a premiação aconteceu dentro da programação do Fórum Brasil ODS 2019. Veja como foi! Já a segunda edição realizada em 2020, devido à pandemia do coronavírus, a solenidade foi  realizada de forma virtual, por transmissão ao vivo pelo canal www.youtube.com/MovimentoODSSC 

 

O Prêmio ODS Santa Catarina busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, ampliar o engajamento de pessoas e organizações, que atuam com os ODS no estado e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos.

 

O Objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas por signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. É divido em 6 categorias: Empresa; Instituição de Ensino; Organização de Classe; Organização da Sociedade Civil; Poder Público; e Pessoa Física.

A Iniciativa

O Prêmio é uma realização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, com parceria do Bússola Social e apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global.