Facisc

 Facisc

Maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo, a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina tem a sustentabilidade como uma das suas diretrizes estratégicas e isso norteia diversas ações que solidificam a missão, visão, princípios e valores da entidade.

“Acreditamos que o desenvolvimento das empresas passa por uma nova forma de fazer negócios em que a sustentabilidade está integrada na estratégia central e pode ser traduzida em práticas que fortaleçam as relações, os negócios e a sociedade.

Nosso compromisso está no desenvolvimento das pequenas e médias empresas, oportunizando discussões, proposições e conhecimentos que impulsionem os negócios sob a perspectiva da ética, compliance e da sustentabilidade”, Jonny Zulauf, presidente da FACISC.

Entre as ações realizadas pela FACISC para a promoção o Desenvolvimento Sustentável estão:

  • Missão e Visão alinhadas ao desenvolvimento sustentável;
  • Uma diretriz específica para a Sustentabilidade;
  • Adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio-ODM desde 2011 e a Agenda 2030 e os ODS desde 2016.
  • Ser signatários e já coordenamos o Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
  • Ser a única entidade empresarial catarinense signatária do Pacto Global da ONU, nele integramos os GTs ODS e Anticorrupção
  • Protagonizar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL)
  • Desenvolver o Programa Al Invest com foco no desenvolvimento das MPMEs e redução da pobreza na América Latina
  • Ter o Relatório de Sustentabilidade alinhado aos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por estas razões, como signatária do Movimento ODS SC, a entidade apoia  o ODS 17 que tem o objetivo de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

“Liderando pelo exemplo esperamos disseminar os ODS no meio associativista, mobilizando empresários e sociedade para o alcance das metas em prol do desenvolvimento econômico sustentável”, ressalta o presidente.