CAU/SC

 CAU/SC

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) é apoiador oficial do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 junto ao Movimento Nacional ODS – Santa Catarina no ano de 2020. O ODS 11 visa “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. A adesão foi aprovada pelos conselheiros e conselheiras representantes dos mais de 9 mil arquitetos e urbanistas inscritos no estado, conforme deliberação nº 110/2019 do Conselho Diretor do CAU/SC, em 26/11/2019.

A agenda ODS é formada por 17 objetivos que tem a meta de implementação por todos os países signatários até 2030. Guiado por parâmetros internacionalmente reconhecidos, vem estruturando a atuação de instituições públicas e privadas comprometidas com o avanço da justiça social.

As metas já haviam sido incorporadas ao Planejamento Estratégico do CAU/SC para a gestão 2018-2020, medida que foi aprovada pela Deliberação Plenária nº 249, de 08 de junho de 2018. Em agosto do mesmo ano, o CAU/SC se tornou signatário do Movimento Nacional ODS – Santa Catarina, também após decisão plenária. A partir de então, o Conselho passou a integrar uma rede nacional de mais de dois mil membros, reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Com o patrocínio oficial ao ODS 11, o CAU/SC assume a missão de propiciar condições para promover o desenvolvimento socioeconômico no Estado, e neste contexto, a existência de uma política de responsabilidade socioambiental, tornando as cidades mais sustentáveis para se viver. Também passa a figurar, junto com os demais apoiadores oficiais, no ODS Think Tank, um grupo estratégico de especialistas que constroem espaços de interlocução para influenciar políticas públicas em prol do avanço dos ODS no Estado.

A agenda mundial da ONU faz parte do cotidiano do CAU/SC. Apenas no mês de agosto, quatro eventos do calendário oficial fazem alusão aos ODS: o seminário Mudança de Paradigma na atuação do arquiteto e urbanista (ODS 16), promovido pela Comissão de Ética e Disciplina; a palestra “As possibilidades de atuação no estado no âmbito da Athis” (ODS 06, 10 e 11), que abre o curso de Capacitação em ATHIS; o III Seminário Internacional de Planejamento urbano: participação e insurgência (ODS 11); e o Seminário Cidades 2030, promovido pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) (ODS 11).

 

O CAU/SC  é Apoiador Oficial do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Daniela Sarmento

Com a decisão de alinhar as ações do planejamento do CAU/SC aos ODS, nossas ações passaram a ser um vetor de fortalecimento e divulgação das ações previstas na agenda 2030. Precisamos avançar no objetivo de tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes, sustentáveis e acessível a todos. Por ser a cidade o espaço de atuação dos Arquitetos e Urbanistas, essa decisão é uma oportunidade para contribuirmos para alavancar esse propósito, sobretudo diante da importância e urgência de promovermos o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

Daniela Sarmento
Presidente
CAU/SC