Década de ação: Mudanças climáticas e impactos na economia Coordenação Estadual

Data: 25 de Setembro de 2020   | Data Final: 25 de Setembro de 2020   |   Início: 10:00   |   Final: 10:00

A chamada Década da Ação, foi clamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de acelerar o progresso global rumo ao desenvolvimento sustentável até 2030.

Nesse contexto, é possível vislumbrar alguns desafios – oportunidades nessa jornada para os próximos 10 anos.

As mudanças climáticas em nível global são uma das grandes barreiras para o atendimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As mudanças climáticas em nível global são uma das grandes barreiras para o atendimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o relatório “The Heat is On”, de 2019, cada país enfrenta problemas diversos relacionados a mudança do clima, com impacto direto em suas economias, e o efeito cascata causado por isso acaba afetando a vida de milhões de pessoas. Os desastres ambientais como furacões, derretimento de geleiras, e como vimos recentemente, queimadas e alto índice de chuvas, causam grandes destruições que impactam diretamente os indivíduos, aumentando a situação de vulnerabilidade em muitas famílias.

Economia e sociedade serão profundamente afetadas. O crescimento do país poderá ser prejudicado, ao passo que a demanda por investimentos em adaptação e aumento da resiliência climática tendem a se expandir. Portanto, a desaceleração do crescimento econômico alinhado às incertezas climáticas contribuem para um cenário econômico de indefinições. Países pouco resilientes são os que mais sofrem com essas mudanças, e consequentemente os que mais demoram para se recuperar.

A solução para esse problema passa por procurar soluções para um crescimento sustentável, pautado no uso racional dos recursos naturais. O controle da emissão dos gases de efeito estufa, a produção consciente e durável e a aplicação de tecnologias que utilizem a melhor forma de gerar e consumir energia são itens que devem ser, obrigatoriamente, perseguidos. Devemos, ainda, preparar-nos para conviver em um mundo diferente daquele que conhecemos. As alterações climáticas são reais e seus impactos serão observados com maior frequência.

Para falar sobre o tema, o Movimento ODS Santa Catarina, com o apoio do CAU/SC – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, SATC, IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina e  FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, promovem um webinar no dia 25 de setembro, às 10h, no canal do YouTube do Movimento. O encontro será mediado pelo Coordenador Geral do Movimento ODS SC, Gilson Zimmermann, e terá  a participação da Miriam Prochnow – Vice Presidente da APREMAVI, Shelley de Souza Carneiro – Gerente executivo meio ambiente e sustentabilidade da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI) e Mario Hirose – Diretor Titular Adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação da Indústria de São Paulo (FIESP).

O encontro on-line faz parte de uma série de atividades da tradicional Campanha de Setembro, intitulada ODS na Prática em comemoração à data de adesão brasileira aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na semana ODS na Prática, serão promovidos vários eventos entre os dias 21 e 27, envolvendo os dez comitês locais, localizados em Criciúma, região da Grande Florianópolis, Itajaí, Brusque, Vale Europeu, Blumenau, Joinville, Lages, Tubarão e Chapecó. Conheça os convidados deste encontro:

 

MIRIAM PROCHNOW

Ambientalista, ativista climática, pedagoga e especialista em ecologia. Trabalha na área ambiental, com enfoque no acompanhamento e proposição de Políticas Públicas,Sustentabilidade, Educação Ambiental e Desenvolvimento Institucional. Tem mais de 35 anos de experiência em coordenação de organizações da sociedade civil, execução de
projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e culturais, campanhas, desenvolvimento institucional e produção de materiais e publicações, tendo atuado em ONGs, redes e no Governo Federal. É fundadora da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da vida (Apremavi), atual vice-presidente e foi Coordenadora da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC) e da Rede de ONGS da Mata Atlântica (RMA). Foi Secretária Executiva do Diálogo Florestal. Também tem trabalhado no desenvolvimento e implantação de programas ambientais e sua negociação com diferentes setores, como o Observatório do Clima, o Observatório do Código Florestal e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. É líder Avina, fotógrafa amadora e locutora dos vídeos da Apremavi.

 

SHELLEY DE SOUZA CARNEIRO 

Engenheiro Mecânico e Civil (IPUC/Kenidy — MG). Possui especialização em Engª Econômica; Engª Nuclear, Engª Ambiental, Engª de Segurança do Trabalho e Engª de Transportes. Mestre em Engª Nuclear (Roma/Itália). Foi Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Diretor Geral do Instituto Estadual de Florestas — IEF. Foi Assessor especial da Diretoria de Relações Institucionais e gerente executivo meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), secretário de meio ambiente de Minas Gerais e representou o setor empresarial na comissão nacional do ODS. Atualmente é presidente da SC Sustentabilidade.

 

MARIO HIROSE 

Economista e Pós-Graduado pela Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Professor de Economia Internacional, Comércio Internacional e Comércio Exterior. Foi CEO de Empresa Multinacional Finlandesa na Europa e CEO e Diretor de Empresas Multinacionais Americanas no Brasil. Atualmente é diretor Titular Adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação da Indústria de São Paulo.

 

 

Marque em sua agenda!

Data: 25/09
Horário: 10 h
Local: Canal do Youtube do Movimento ODS SC
Informação: Este evento terá interprete de libras.

 

Inscreva-se no canal do Youtube e ative o sininho para receber as notificações dos nossos eventos.