Com duração de 6 meses, o projeto Educação Para a Sustentabilidade chega ao fim, com a apresentação de um filme produzido pelas crianças e adolescentes do Bairro da Juventude. O Encerramento foi realizado no dia 23 de agosto, no Teatro do Bairro da Juventude.
Cerca de 200 crianças e adolescentes puderem conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de palestras abertas a comunidade, oficinas, materiais didáticos e pedagógicos como cartilhas, videoaulas e cartazes educativos. Além disso, foram realizadas oficinas de produção audiovisual, onde os alunos puderam aprender a produzir um filme sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável identificados na sua comunidade, mostrando os desafios e soluções relacionados aos ODS. Os temas escolhidos pelos alunos foram: Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2), Igualdade de Gênero (ODS 5) e Redução das Desigualdades (ODS 10). O Filme foi apresentado durante o evento de encerramento, realizado na tarde desta sexta-feira, no Teatro do Bairro da Juventude. Assista:
A iniciativa fez parte do projeto “Educação de Crianças e Jovens para a Sustentabilidade”,
uma união do Bairro da Juventude e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e teve como propósito apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as crianças e adolescentes do Bairro da Juventude, promovendo a educação para a sustentabilidade.
“Hoje tivemos o fechamento do projeto, porém a ideia é dar continuidade. Para nós foi um presente ter recebido este projeto, pois recentemente nos comprometemos a realizar um sonho coletivo: inspirar nas pessoas o desejo de transformar o mundo num lugar melhor. E foi muito bonito ver o engajamento tanto das crianças, quanto dos profissionais do Bairro, se dedicando para fazer este projeto se tornar uma realidade”, comemorou a diretora geral do Bairro da Juventude, Lilian de Betio de Menezes.
O tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem continuar em pauta. “Queremos seguir com a realização deste projeto, buscando impactar os 1500 alunos atendidos pelo Bairro”, comentou Neto Nunes, coordenador de Projetos do Bairro da Juventude.
Cumprimos com o objetivo de engajar os alunos na causa dos ODS. Esperamos que eles possam seguir pensando e agindo por uma comunidade mais sustentável”, avaliou Regina May de Farias – coordenadora do Projeto.
Sobre o Movimento
Em Santa Catarina, a fim de representar e colocar em prática os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável do Estado e do País se estabeleceu o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, filiado ao Movimento Nacional. O movimento é constituído por voluntários, tem caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, visando cumprir com os compromissos assumidos pelo país junto à ONU para o alcance dos ODS até 2030.
Atualmente, o movimento conta com a participação de 375 signatários, entre pessoas físicas, representantes de entidades, grupos, empresas e órgãos públicos de 38 municípios de Santa Catarina. O Bairro da Juventude é uma destas instituições, atuante como representante do Movimento.
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os 17 ODS são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.
Iniciativa
São parceiros do projeto o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do FIA – Fundo da Infância e Adolescência e a Engie Brasil Energia. Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse: https://bairrodajuventudeods.com.br