ODS Think Tank: Ampliando os pensamentos

, , Carine Bergmann 25 de julho de 2019
 ODS Think Tank: Ampliando os pensamentos

Movimento ODS SC comemora aproximação com Nações Unidas e apresenta estratégias para avançar na realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em SC

Promovido pelo Movimento ODS Santa Catarina, o ODS Think Tank é um grupo estratégico, formado pelos apoiadores oficiais e por signatários convidados do Movimento. São especialistas que estudam e debatem as pautas ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em SC e realizam articulações e interlocuções com grupos de interesse. No espaço Think Tank (que em inglês significa ‘tanque de ideias’), há uma preocupação com assuntos relacionados a indicadores, políticas públicas, interlocução com Governo do Estado e outros órgãos e instituições.

De acordo com a coordenadora do grupo, Clarissa Iser, este também é o espaço para as conexões entre signatários, ações e projetos em âmbito Estadual, articulações para alcance de objetivos comuns, além de ser um canal para promover oportunidades de estudos e interação entre os participantes.

A coordenadora comemora, junto ao Movimento ODS SC, a chegada do assessor sênior Haroldo Machado, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) ao grupo ODS Think Tank em SC. “O primeiro contato mais próximo que o Movimento conseguiu com o PNUD até hoje aconteceu no Fórum Brasil ODS 2019, realizado em Florianópolis no mês de junho. Foi uma grande conquista. Até então, não tínhamos nenhuma proximidade ou relacionamento institucional”, conta.

Aproximação com as Nações Unidas

Haroldo Machado Filho em palestra para participantes evento nacional, no Jurerê Beach Village, em junho. Foto: Tunai Arozi – Univali.

Haroldo Machado Filho foi uma das principais atrações do Fórum Brasil ODS 2019. Sua palestra trouxe números esclarecedores sobre os objetivos, que agora, começam a ser estudados e aprofundados no grupo. Segundo a especialista Clarissa Iser, ao convidar Haroldo para uma conversa, ele se mostrou bastante aberto a compartilhar informações do PNUD e da Agenda 2030 e muito interessado em conhecer o trabalho no Estado. “Ele mostrou interesse em saber o que o Movimento estava realizando por aqui. O grupo ODS Think Tank se reuniu com ele durante o evento, em Jurerê Internacional, e apresentou sua governança, as atividades, falou sobre as realizações dos signatários e como o trabalho tem funcionado”, relatou Clarissa.

Em contrapartida, Haroldo informou sobre a atual situação da Agenda 2030 no Governo Federal, nos estados brasileiros e sobre os movimentos dos outros Estados. “Ele trouxe muitas informações e dicas valiosas para nosso grupo. Assim, consideramos que se abriu uma possibilidade de iniciar um relacionamento mais próximo com o PNUD. Esta agenda foi levada para o ODS Think Tank e já estamos apresentando algumas ações futuras com o PNUD”, comemora a especialista em projetos.

Um espaço para pensar o Movimento

Atualmente, o debate está nos indicadores de Santa Catarina, com acompanhamento das políticas públicas, de alterações em legislações e buscando aproximação com o atual Governo do Estado em nome dos ODS. “Estamos desdobrando ações referentes ao projeto realizado no Bairro da Juventude, em Criciúma, e planejando a realização de eventos e projetos para o Movimento ODS”, informa Clarissa.

Participantes de empresas e instituições representam ações específicas no grupo. Veja alguns exemplos:

AGENDA PÚBLICA ODS SANTA CATARINA – ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais)

SISTEMA DE INDICADORES – ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)

LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS – Gouveia dos Reis Advogados

PROJETOS E EVENTOS – Engie Brasil

COMUNICAÇÃO – Portonave (Serviços Portuários)

Sobre os ODS

A Agenda 2030 contempla 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos em 2015 em uma conferência das Nações Unidas, os quais deverão ser buscados por todos os países do mundo. Entre eles, estão a erradicação da pobreza e da fome; educação inclusiva; igualdade de gênero; água, saneamento e energia para todos; crescimento econômico sustentado com emprego pleno e combate à mudança climática.

Movimento ODS SC

A fim de representar e colocar em prática os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável do Estado e do País se estabeleceu o Movimento ODS Santa Catarina, filiado ao Movimento Nacional. O movimento é constituído por voluntários, tem caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, visando cumprir com os compromissos assumidos pelo país junto as Nações Unidas. Atualmente, o movimento conta com a participação de 341 signatários, representantes de entidades, grupos, empresas e órgãos públicos de 35 municípios de Santa Catarina.

 

Mais informações sobre o grupo ODS Think Tank:

gestao@sc.movimentoods.org.br

 

 

Texto: Alessandra Cavalheiro