Iniciativas da Grande Florianópolis apresentam cases de sustentabilidade na UFSC

, , , Carine Bergmann 29 de maio de 2019
 Iniciativas da Grande Florianópolis apresentam cases de sustentabilidade na UFSC

Na quarta feira, dia 28.05 das 18h30min às 20h no Auditório do Cento de Administração da UFSC, no prédio das Ciências Econômicas, ocorreu o Evento ODS na Prática. Estiveram presentes alunos do curso de administração e membros da comunidade acadêmica, cerca de 60 pessoas. Esse foi o segundo ODS na Prática que ocorreu na UFSC.  O convite foi feito pela Profa Júlia Graeff ,  voluntária no comitê local do Movimento ODS na Grande Florianópolis.

Foram apresentados três casos:

Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne – É uma escola privada, de atendimento gratuito, do grupo Marista localizada na comunidade do Monte Serrat. Case: Cons+(ciência) ODS’s envolvidos: 3 – 4 – 12 – 14 e 15. Quem apresentou foi a Gabriela Spagnuolo – Coordenadora Pedagógica.

ENERCAN – Campos Novos Energia S.A.,a qual administra a operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos e, é corresponsável pelo desenvolvimento socioeconômico de sua área de abrangência, notadamente nos municípios Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi. Abordou o ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos CASE: Apoio à Educação nos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, através da Política de Investimento Social. O case foi apresentado por Paulo César Ribeiro: Gerente de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade da CSC Energia. É Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Administração, e Mestre em Engenharia de Produção.

O último case da noite foi apresentado Carina Zagonel, idealizadora do Armário Coletivo. Empreendedora, Futurista e artista do Atelier de Ideias há 20 anos, tem a sustentabilidade como filosofia de vida.

O Armário Coletivo é uma ação de intervenção urbana, que utiliza armários para transformar espaços públicos e criar novos hábitos de consumo entre pessoas. Eles são instalados em diversos bairros de Florianópolis. Hoje são 14 armários espalhados na capital catarinense e 1 na cidade de Curitiba. Essa ação partiu da economia criativa que faz acontecer na prática a cultura do compartilhamento e da colaboração. – ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis – ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis