Na quarta feira, dia 28.05 das 18h30min às 20h no Auditório do Cento de Administração da UFSC, no prédio das Ciências Econômicas, ocorreu o Evento ODS na Prática. Estiveram presentes alunos do curso de administração e membros da comunidade acadêmica, cerca de 60 pessoas. Esse foi o segundo ODS na Prática que ocorreu na UFSC. O convite foi feito pela Profa Júlia Graeff , voluntária no comitê local do Movimento ODS na Grande Florianópolis.
Foram apresentados três casos:
Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne – É uma escola privada, de atendimento gratuito, do grupo Marista localizada na comunidade do Monte Serrat. Case: Cons+(ciência) ODS’s envolvidos: 3 – 4 – 12 – 14 e 15. Quem apresentou foi a Gabriela Spagnuolo – Coordenadora Pedagógica.
ENERCAN – Campos Novos Energia S.A.,a qual administra a operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos e, é corresponsável pelo desenvolvimento socioeconômico de sua área de abrangência, notadamente nos municípios Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi. Abordou o ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos CASE: Apoio à Educação nos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, através da Política de Investimento Social. O case foi apresentado por Paulo César Ribeiro: Gerente de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade da CSC Energia. É Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Administração, e Mestre em Engenharia de Produção.
O último case da noite foi apresentado Carina Zagonel, idealizadora do Armário Coletivo. Empreendedora, Futurista e artista do Atelier de Ideias há 20 anos, tem a sustentabilidade como filosofia de vida.
O Armário Coletivo é uma ação de intervenção urbana, que utiliza armários para transformar espaços públicos e criar novos hábitos de consumo entre pessoas. Eles são instalados em diversos bairros de Florianópolis. Hoje são 14 armários espalhados na capital catarinense e 1 na cidade de Curitiba. Essa ação partiu da economia criativa que faz acontecer na prática a cultura do compartilhamento e da colaboração. – ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis – ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis