O evento ocorre na próxima semana em Brasília e reunirá especialistas nacionais e internacionais sobre redução e gestão de resíduos nas cidades.
A Semana Lixo Zero Joinville, organizada pela Rastro Soluções Sustentáveis, signatária do Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina, será um dos cases de sucesso nacional na redução de resíduos sólidos apresentados durante o I Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que ocorre nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O evento é organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil com apoio dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, e do Governo do Distrito Federal.
Hoje, sabe-se que mais da metade dos municípios brasileiros ainda encaminha seus resíduos para lixões, pois não possuem nem um aterro sanitário, e que a taxa de reciclagem não chega aos 5% de todo resíduo que é produzido no país. Este tema é um dos principais desafios para as gestões municipais, que gastam boa parte do seu orçamento com lixo. Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, se esses recursos fossem gastos com a gestão de resíduos voltada para a reciclagem, e não somente com a coleta e destinação a aterros e lixões, sobraria dinheiro para investimento em áreas essenciais como saúde e educação.
No Congresso, serão apresentados cases de sucesso de países como Japão, Itália, Estados Unidos, Austrália, Suécia, Alemanha, entre outros. Palestrantes desses países já estão confirmados no evento. Além destes, os cases de sucesso nacional também serão destaque. No dia 7 de junho, último dia do Congresso, a Semana Lixo Zero Joinville será apresentada por ser uma das mais bem organizadas no país e por já ter mobilizado mais de 10 mil pessoas nos últimos 4 anos. “Este ano já vamos para a 5ª edição, cheios de novidades, equipe cada vez mais profissionalizada e ainda mais engajamento da sociedade”, destaca Arthur Rancatti, coordenador do evento em Joinville.
O outro destaque da cidade no Congresso será a Keep Eco, empresa que produz embalagens ecológicas feitas de tecido e ingredientes naturais, reutilizáveis, que duram mais de sete meses, são compostáveis e substituem o uso do plástico descartável. “Contribuir com a redução de resíduos é o propósito da nossa empresa. Mês passado lançamos a versão com algodão orgânico e estamos sempre em busca de novas tecnologias e processos para deixar nosso produto cada vez mais sustentável”, afirma Lucas Bastos, um dos sócios-proprietários da empresa.
Sobre o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero
As atividades dos três dias do I Congresso Internacional Cidades Lixo Zero incluem palestras, workshops, painéis e exposição e têm como público-alvo especialistas, gestores públicos, legisladores, sociedade civil, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresários, empreendedores, indústria e comércio.
Entre os temas tratados nos workshops e palestras estão: Como construir participação popular para o Lixo Zero, Gestão Pública de Resíduos Sólidos para o Lixo Zero, Envolvendo os Catadores para caminhar rumo ao Lixo Zero, Coleta Seletiva Porta a Porta Diferenciada – A revolução italiana.
A programação completa pode ser acessada no site www.cidadeslixozero.com.br. Neste link, também é possível fazer a inscrição como participante. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas.
Informações: Rastro Soluções Sustentáveis