Marcelo Ulysséa – Diretor Presidente do Instituto Anjos do Mar
Acredito que o ODS que mais se relaciona com o Instituto Anjos do Mar e com nossa jornada seja o de conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, pelo simples fato da vida na terra ter se iniciado no oceano e desta forma precisamos cuidar para manter o equilíbrio climático atmosférico e biológico, incluindo o ser humano como fiador principal deste balanço, extremamente importante para o futuro do Planeta.
Os objetivos principais do Instituto Anjos do Mar Brasil são Salvar Vidas e Proteger os Oceanos, incluindo vidas humanas e de animais marinhos e costeiros por meio da prevenção de afogamentos, educação náutica e aquática, voltada aos ambientes aquáticos, atendimento emergencial em enchentes, catástrofes ambientais, com ênfase aos mais vulneráveis, e animais em risco por ações antrópicas relacionadas a poluição e a pesca ilegal.
Identifico-me muito com os ODS propostos e me incomoda o fato de que nossos governantes, em sua maioria, não terem atenção nem o respeito necessário pelos seus semelhantes e muito menos com nossos rios, lagos e oceanos. Nossa luta é justamente falar pelos que não têm voz e lutar pelos que não podem se defender. Faremos de nossas existências tudo que estiver ao nosso alcance para minimizar os danos aos ambientes aquáticos marinhos costeiros e as espécies que neles abitam, assim como protegeremos os excluídos socialmente, dando-lhes possibilidades de esclarecimento, oportunidades e acesso a educação, saúde e segurança, sempre buscando um meio ambiente sadio e equilibrado para as futuras gerações. Por isso o nosso lema é Anjos do Mar! Desistir nunca, render-se jamais! Por isso eu me envolvo com os ODS!