Evento marcou abertura da semana nesta segunda-feira
Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus
A Semana ODS na Prática em Criciúma iniciou nesta segunda-feira, dia 23, com um evento de abertura da programação na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Todos os anos, na semana do dia 25 de setembro, uma campanha é realizada em todo o mundo, mobilizando a ONU, governos locais e nacionais, instituições e organizações de todos os tipos, mídia, grupos da sociedade civil para uma iniciativa global em prol dos ODS. A programação segue até sábado, dia 28, com diversas ações.
O coordenador geral do Comitê Criciúma ODS Amesc e Amrec, Fernando Barbosa dos Santos explicou que o Movimento ODS, que faz ações desde 2016, tem o intuito de aproximar a sociedade, desmistificar, e mostrar de fato o que são os ODSs, a importância que possuem na sociedade e as práticas do que os signatários estão fazendo, que são desde PJs até pessoas físicas. Ao todo, são 180 signatários situados desde São Ludgero, Braço do Norte, até Passo de Torres, sendo este o maior comitê que o Movimento Nacional ODS possui em extensão territorial.
“Nesse processo nós vamos ter hoje o lançamento da Carta de Recomendação à Sociedade, com as práticas e estudos que tiveram em cima do nosso atlas de desenvolvimento sustentável da nossa região, e nesse processo também nós vamos ter durante a semana alguns eventos dos próprios signatários, que vão estar presentes na sociedade, fazendo a aplicação dos ODS com ações recreativas, ações de conscientização e também ações que a curto, médio e longo prazo modifiquem e melhorem a sociedade”, afirmou.
No dia 28 de setembro uma programação especial acontece no Parque das Nações Cincinato Naspolini, das 14 às 18 horas. Alguns signatários estarão no local, com atrativos. Confira:
Acentra: fará a distribuição de livros de educação financeira e brindes, bem como um teatro de bonecos;
Acic e Núcleo de Sustentabilidade e Compliance: terá ação de coleta de tampinhas e materiais eletroeletrônicos no estande. Também estarão promovendo uma Caminhada Ecológica;
Bairro da Juventude: fará uma apresentação cultural de capoeira.
Carbonífera Catarinense: apresentará as boas práticas da organização.
Carbonífera Metropolitana S.A.: apresentação de ações da empresa e do tratamento de água com Jar Test. No espaço, também terá a tenda da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Carbonífera Rio Deserto e Ragro Minerais: apresentação de ações da Rio Deserto e da Ragro Minerais, conectadas aos ODS, e lançamento de plataforma ESG.
Cristalcopo: apresentará o projeto Recicla Junto e realizará dinâmicas com entrega de brindes.
Comercio e Indústria de Sorvetes Eskimó: apresentará projetos internos e realizará atividades voltadas ao público infantil. Também farão a distribuição de alguns produtos.
Eloware Participações: a Eloware é certificada Lixo Zero e apresentará as suas ações e campanhas. Também fará a distribuição de brindes de adubagem provenientes da composteira orgânica mantida na empresa.
Imbralit e Canguru (Grupo Jorge Zanatta): apresentará as boas práticas da organização.
Instituto Felinos do Aguaí: fará a distribuição de mudas de árvores e de materiais educativos.
Instituto Alouatta: apresentará o case do livro “Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” e fará explanações sobre as atividades realizadas na região.
KL GAMA: foco em eletroeletrônicos, reciclagem, destinação e pontos de coleta.
La Moda e ECOFAQ: a La Moda apresentará o programa de sustentabilidade e as formas de destinação de resíduos, como o tecido, que ocorre por meio de doações e do processo de coprocessamento. A Ecofaq estará em parceira para mostrar o processo de coprocessamento do tecido e também realizará doações de mudas nativas.
Ouro Negro Transportes: em parceria com o SEST SENAT, a Ouro Negro Transportes realizará atividade de auriculoterapia e apresentação do projeto do SEST sobre o enfretamento ao abuso sexual infantil. Também terá ponto de coleta de brinquedos para ação do “Natal mais luz”. Promoverá ainda aula de ritmo durante o evento.
Sarita Assis Pacheco e Disk Carimbos: enfatizará o ODS 4 (Educação de qualidade) por meio de uma gincana de perguntas e respostas.
SATC: terá exposição de ações, carrinho elétrico e jogos e atividades relacionadas aos ODS.
Sesc: fará apresentação de espetáculo cultural e disponibilizará nutricionista para orientações gerais à população.
Unesc: realização do projeto ViverCom nos parques (vivência e experiência na comunidade). A atividade consiste em ações que abrangem saúde, meio ambiente, cultura e os ODS.
Unimed Criciúma Realizará ação com nutricionista. Terá mesa expositora de açúcares e gorduras, aferição de pressão e teste de glicose, bem como distribuição de frutas.
A participação das empresas
Valcir José Zanette no evento de abertura da Semana ODS. Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus
O empresário e presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, destacou que tem observado uma evolução na participação das representações empresariais com o Movimento ODS.
“As empresas estão percebendo a importância disso. Hoje, por exemplo: exportações, uma das coisas que se exige, é o ODS, atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Então está relacionado com a educação, a saúde, a pobreza, a erradicação da pobreza, enfim, ao tratamento aos seus colaboradores, ou seja, as ações são voltadas para o desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, ambiental”, comentou.
Gestão de pessoas
O empresário disse ainda que defende o crescimento do ser humano e apoia o desenvolvimento profissional. “Tudo isso que nós estamos falando, a inteligência artificial, ela vem para ajudar no trabalho. É saber produzir essa inteligência artificial e saber usar. O que nós consideramos de mais importante são as pessoas. E uma das coisas que é de fundamental importância, é quando nós falamos em gestão, é gestão de pessoas”, afirmou.
Segundo ele, a Acic vem trabalhando isso nos últimos anos. “Tem que existir uma relação de confiança entre empresas, ou seja, o empresário, com seus colaboradores. Tem que existir essa relação de confiança, que aí a coisa funciona muito bem”, pontuou.
Sobre o Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS SC é um movimento social de caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).
A finalidade do movimento é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.