No dia 21 de junho, Santos sediou o Encontro das Cidades ODS, um evento que reuniu especialistas, autoridades e representantes de todo o Brasil para discutir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios brasileiros. Organizado pelo Movimento ODS Santos 2030 em parceria com a Prefeitura local, em Santos, São Paulo, o evento teve como foco principal promover práticas sustentáveis e políticas públicas alinhadas à Agenda 2030.
O Movimento ODS SC esteve presente na primeira edição do evento, que contou com diversos painéis sobre a importância da implementação e difusão dos ODS nas cidades do Brasil.
Durante o encontro, Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social e coordenador adjunto de Comunicação do Movimento Nacional de Santa Catarina, participou do Painel “Como estão os ODS nas cidades brasileiras?”, ao lado de Paula Serafini (Senac Rio Grande do Norte), Fernanda Rodrigues (Coordenação Nacional Colegiada da Associação Civil Terrazul/Brasília) e Fábio Tatsubô (Departamento da Ouvidoria da Prefeitura de Santos e Movimento ODS Santos 2030). Assanti enfatizou a importância da adesão das gestões municipais aos princípios da Agenda 2030:
Como estão os ODS nas cidades brasileiras?
“A próxima gestão municipal é a última que vai acabar dentro do nosso prazo para o cumprimento da Agenda 2030. O que propomos no painel são estruturas e assessoria gratuita para que os gestores municipais possam avançar”.
O case do Movimento ODS SC foi apresentado como sucesso na mobilização de signatários, organização e potencial de comunicação dos ODS para os municípios catarinenses.
O encontro também facilitou a troca de experiências entre os participantes, consolidando o compromisso de Santos com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.