Em reunião realizada dia 15 de maio, na sede da Federação dos Consórcios Públicos, Associações e Municípios (Fecam), o coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, e a presidente da Fecam, prefeita de Vargem, Milena Andersen, discutiram novas estratégias de promoção, sensibilização e mobilização para retomada do Acordo Cidades 2030.
O Acordo Cidades 2030 trata-se de um um protocolo de cooperação entre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Fecam, Rede ODS Brasil e o Movimento Nacional ODS SC, para que as prefeituras de todo o Estado de SC estejam engajadas na Agenda 2030 e possam implementar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para Milena, “é preciso discutir com os prefeitos sobre a ampliação de redes de cidades integradas ao Acordo Cidades 2030, já que as associações regionais ratificam as decisões coletivas, e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina estará atuando em consonância com a Federação dos Consórcios Públicos, Associações e Municípios, integrando os ODS na gestão municipal”.
De acordo com Zimmermann, coordenador do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, existe um amplo campo de cooperação ao integrar as diversas instituições e esferas de governo ao Acordo Cidades 2030. No dia 12 de maio, signatários do Movimento Nacional ODS SC reuniram-se com o prefeito da capital catarinense Topázio Neto, buscando mobilizar a prefeitura para aderir ao movimento e atualizar a plataforma do PCS.
“É muito significativa a liderança do prefeito Topázio, fortalecendo a capacidade de monitoramento e a territorializacão dos ODS, criando pertencimento aos servidores públicos no engajamento da Agenda 2030. Da mesma forma, ampliaremos as redes de articulações e fomento junto à governança de prefeitas e prefeitos de todo o Estado, na implementação da Agenda 2030. Nesse sentido, a parceria com a Fecam é muito estratégica para engajar os gestores públicos de todo o Estado”, afirma Zimmermann.
Já Cristian Becker, Especialista em Inovação em Gestão Pública, com experiência na gestão de indicadores e na operacionalização da plataforma Programa Cidades Sustentáveis (PCS), alinhados ao Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e Energia, ressaltou a importância de somar esforços com a Fecam. “Recebi a comunicação da coordenadora do PCS, Zuleica Goulart, sobre a intenção e necessidade em renovar o Acordo Cidades 2030. A prefeita Milena, está comprometida a realizar a melhor gestão dos ODS entre as Federações, e para isso me coloco a disposição da Fecam, afirma Becker.
“Está na pauta dos prefeitos potencializar os gargalos de desenvolvimento regional, os arranjos produtivos locais, dentre outras políticas públicas, tais como: Destinos turísticos inteligentes, governança para ODS e diversas ferramentas de boas práticas associados às cidades inteligentes, criativas, inovadoras e sustentáveis. Para tanto, destacamos o Programa Cidades Sustentáveis, e o projeto Citnova, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)”, conclui Becker.
Como encaminhamentos da reunião, a prefeita comprometeu-se em analisar a proposta do Acordo Cidades 2030, além de participar, e mobilizar outras prefeituras, a participarem da abertura da Semana ODS em Pauta, com o tema “ODS nas Cidades: Como conhecer os indicadores e influenciar em políticas públicas“, conteúdo estratégico para tomadores de decisão na gestão pública. A Semana ODS em Pauta está ocorrendo de 22 a 26 de maio, e busca disseminar informações sobre a Agenda 2030, e nesta edição conta com uma série de conversas sobre temas como indicadores ODS, Mudanças Climáticas e ODS na Educação. Para saber mais e participar, acesse: https://www.sympla.com.br/evento-online/semana-ods-em-pauta/1970934
Participaram da reunião: a Presidente da FECAM e prefeita de Vargem Milena Andersen, o Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SC Gilson Zimmermann, o signatário e especialista em Inovação na Gestão Pública Cristian Becker, a Assessora de Gestão do Movimento Nacional ODS SC Daniela Rakoci, a Assessora de Comunicação do Movimento Nacional ODS SC Carine Bergmann, a Secretária da Fecam Juliana Souza e a assistente de Articulação Institucional da Fecam Kariduana Justen.