Coordenação Nacional do Movimento ODS SC reúne com prefeito de Florianópolis Topázio Neto

, Carine Bergmann 18 de maio de 2023
 Coordenação Nacional do Movimento ODS SC reúne com prefeito de Florianópolis Topázio Neto

Na manhã do dia 12 de maio (sexta-feira), a Coordenação do Movimento Nacional ODS SC, representado pelo coordenador Geral, Gilson Zimmermann, e integrantes do Movimento ODS, reuniram-se na Prefeitura Municipal, com o prefeito da capital catarinense, Topázio Neto.

A reunião teve como objetivo, retomar as estratégias e o planejamento das ações alusivas ao Acordo Cidades 2030. Durante o encontro, o coordenador do Movimento Nacional  ODS SC, Gilson Zimmermann, ressaltou importância do Acordo Cidades 2030, assinado na sede da Associação dos Municípios da Grande Região Metropolitana de Florianópolis GRANFPOLIS, em maio de 2022, em conjunto com a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – FECAM, Rede ODS Brasil e Instituto Cidades Sustentáveis no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), alinhado ao Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e Energia.

De acordo com Zimmermann, o Movimento está empenhado em construir uma rede de governança nacional e internacional em prol da Agenda 2030, buscando parcerias, estratégias e ações de articulação em consonância com a Secretaria Executiva da Comissão Nacional dos ODS, vinculado ao governo federal.

“É fundamental o apoio e a liderança do prefeito Topázio, neste projeto de governança global, e Florianópolis tem muito a contribuir para as metas da dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países membros das Organizações das Nações Unidas (ONU). Para isso, a Comissão Municipal dos ODS em Florianópolis é um marco importante para a localização da gestão e governança da Agenda 2030”, reforça Zimmermann.

Zimmermann também citou como exemplo a prefeita do município de Francisco Morato – (SP), Renata Sene, vice-presidente de Parcerias ODS da Agenda 2030 da Frente Nacional dos Prefeitos, (FNP). Destacando ainda, a atuação da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, junto aos municípios signatários do PCS.

“O prefeito Topázio, sinalizou positivamente em estabelecer o monitoramento dos ODS, sendo esta uma oportunidade de unificar indicadores e planejamento de ações de sustentabilidade e inovação de programas já implantados na Prefeitura Municipal, buscando analisar quais são os objetivos que já estão sendo trabalhados e quais precisam de mais atenção”, avalia Zimmermann”.

Encaminhamentos

Foi acordado uma nova reunião entre os servidores da prefeitura e o Movimento Nacional ODS SC, para apresentação do geral do que é o Movimento, além da apresentação da ferramenta do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), a qual permite uma avaliação geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS.

“Outra ferramenta abordada, será o Programa Cidades Sustentáveis, como alinhamento e apresentação de um plano de ações junto à administração municipal por meio da formação de comissão interna de servidores municipais, criando uma ampla governança entre o governo e a sociedade civil”, afirma o signatário e especialista em Inovação na Gestão Pública, Cristian Becker.

Também esteve presente na reunião, o chefe de gabinete do prefeito, Rafael de Lima, que será responsável pela organização interna de servidores públicos, assim como na identificação de colaboradores e secretarias que já atuam com os ODS. Participaram da reunião os colaboradores e signatários Movimento Nacional ODS SC, o Coordenador Geral Gilson Zimmermann, a Assessora de Gestão Daniela Rakoci, a Assessora de Comunicação Carine Bergmann, a Coordenadora de Comunicação do Comitê Local ODS de Florianópolis Caroline Pereira e os signatários Laura Lídia Rosa e Cristian Becker. 

Semana ODS em Pauta
Um tema que foi discutido durante a reunião foi sobre a importância da prefeitura fazer a adesão ao Movimento Nacional ODS SC, e estar atuante no Programa Cidades Sustentáveis (PCS), da qual Florianópolis é signatária. O programa oferece conteúdos, ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento municipal, incluindo um conjunto de 260 indicadores alinhados aos ODS. Cristian Becker que já assessorou, prefeitos, Associações de Municípios e a FAMURS no Rio Grande do Sul, fomentando e promovendo Agenda 2030, além de atuar como técnico na inserção dos indicadores e banco de boas práticas do PCS, será um dos palestrantes do evento de abertura da Semana ODS em Pauta, que será realizada de 22 a 26 de maio, às 10h, no YouTube.com/MovimentoODSSC, com o tema “OS ODS nas Cidades: como conhecer os indicadores e influenciar em políticas públicas. O evento terá como público todos os gestores públicos que tiverem interesse em conhecer mais sobre os indicadores dos ODS nos municípios. A participação é gratuita e interessados em receber o certificado devem realizar a inscrição via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/semana-ods-em-pauta/1970934