Cerimônia de IPO da Terr4, que reuniu o Pacto Global da ONU, a B3, empresários, representantes de ONGs e influenciadores das causas ESG no país para alerta da sobre importância do investimento no futuro do planeta. |
Com toque de Campainha na B3, a bolsa do Brasil, iniciativa utilizou a linguagem do mercado financeiro para criar um senso de urgência e encorajar empresários a assumir políticas ligadas a Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção
A TERR4 foi apresentada na B3, a bolsa de valores do Brasil, como parte da campanha para estimular novas adesões ao Pacto Global da ONU, que, simbolicamente, realizou o IPO – Oferta Pública Inicial mais urgente da história das bolsas de valores mundiais. O evento aconteceu na manhã de 26 de abril, às 8h30, na sede da B3, em uma cerimônia que reuniu empresários, representantes de ONGs e influenciadores das causas ESG no país.
A iniciativa foi pensada após a divulgação dos indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF alertando para o esgotamento global, que hoje já indica a necessidade 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda a população global. O último Dia da Sobrecarga da Terra – data em que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassou a capacidade do planeta de regeneração – ocorreu em 28 de julho, em 2022. Na tendência ano a ano, a expectativa é que o esgotamento aconteça ainda mais cedo em 2023. Para jogar luz nesse e outros números alarmantes ligados ao nosso planeta, o Pacto Global da ONU no Brasil transformou o planeta na “empresa de capital aberto” TERR4, com o objetivo de estimular a adesão de outras companhias aos compromissos lançados no ano de 2000 pelas Nações Unidas.
Alguns dados divulgados durante a cerimônia alertam para 540 mil vírus que estão na natureza hoje e são desconhecidos pela ciência; um aumento de 12 milhões de pessoas em extrema pobreza na América Latina e Caribe; 2 bilhões estão sem acesso a água potável; 3 bilhões não têm saneamento básico; 828 milhões passam fome todos os dias; 2,4 bilhões de mulheres não dispõem do mesmo direito econômico que homens e ao longo da vida, uma em cada três mulheres, cerca de 736 milhões, é submetida a violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro.
A empresa TERR4
Longeva, única no seu segmento, com 8 bilhões de consumidores, atualmente a TERR4 apresenta os piores resultados da sua história. Neste contexto, a desigualdade social é traduzida para má distribuição dos dividendos e o desmatamento, a poluição de rios e a perda de biodiversidade se traduzem na má gestão dos seus ativos e patrimônio. A boa notícia é que ela é uma empresa que ainda tem um enorme potencial de reverter essa situação. É por isso que todos os interessados em fazer com que essa empresa sobreviva devem investir nela. No caso das empresas, uma das formas de fazer isso é também se engajando com o Pacto Global da ONU.
A iniciativa inclui tudo que uma empresa tem. Desde site institucional até um relatório de resultados anuais. No site (Link), as pessoas podem acompanhar o valor simbólico das ações da empresa, em tempo real. O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. A cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Quando negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe. É um instrumento didático para mostrar o quanto as nossas ações interferem no planeta.
Como toda organização de capital aberto, ela também busca acionistas e investidores. Nesse caso, investir na TERR4 significa se engajar no Pacto Global, que já conta com 1900 empresas participantes no Brasil e 18 mil no mundo. O cadastro de interesse pode ser feito via site da TERR4 ou do próprio Pacto Global.
“Enquanto humanidade temos um papel muito importante com o nosso planeta. Essa empreitada da TERR4 comunica a situação emergencial em que estamos. Precisamos investir na Terra e precisamos investir agora. O setor privado tem entendido que estar dentro dessa agenda é fundamental, mas 2030 está cada vez mais perto e chegar aos ODS é uma prioridade e responsabilidade de todos os stakeholders. Por isso, esse lançamento do IPO da Terra tem um simbolismo muito importante para o Pacto Global da ONU e seus parceiros nessa jornada. Sem deixar ninguém para trás”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
“A B3 foi a primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global, em 2005, e um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade é induzir boas práticas ESG no mercado. Ao abrigar a ‘abertura de capital’ da TERR4, a bolsa do Brasil reitera seu compromisso com os princípios do Pacto Global e reforça o chamamento para que cada vez mais empresas participem dessa iniciativa e invistam no futuro do nosso planeta”, diz Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.
A partir desse chamamento, o principal objetivo é estimular que mais empresas façam parte do Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, por meio de Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A motivação é reflexo da decadência global, especialmente no quesito meio ambiente, que cresceu 6,6% durante a pandemia, junto a ameaça de diversas metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo a última edição do Relatório Luz, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, cinco das 13 metas do ODS 15, relacionadas à promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres e ao impedimento da perda da biodiversidade, regrediram. Já no ODS 13, relacionado a medidas de combate à mudança climática e seus impactos, todas as metas estão em retrocesso.
Campanha de lançamento TERR4
Criada pela AlmapBBDO, a estratégia conta, além do lançamento da empresa, com filme, anúncios, mídia exterior e ativação via influenciadores digitais, fazendo uma releitura sincera de uma empresa com grande risco de falência, mas com potencial de reverter o quadro, gerando impactos positivos em um período de médio a longo prazo. Para Marco Giannelli (Pernil), Chief Creative Office da AlmapBBDO, é importante ressaltar que diferente de uma organização empresarial fechando as portas, a TERR4 significa a casa e todos os recursos naturais necessários para a existência dessa e de outras gerações. “A ideia de fazer um IPO da Terra joga luz na urgência de se fazer algo pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo de caixa não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E somente com outras empresas comprometidas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, finaliza.
Link do filme: Link
Transmissão ao vivo – IPO simbólico da TERR4
26 de abril, às 8h30, diretamente da sede da B3
Youtube: Link
TVB3: Link
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil participantes, distribuídos em 65 redes locais, que abrangem 162 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais. O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade. B3. Com o mercado, para o futuro.
Sobre a AlmapBBDO
A AlmapBBDO é uma powerhouse de criatividade e negócios que se reinventa todos os dias. Sua crença fundamental é de que a criatividade é protagonista na geração de valor para as marcas, no crescimento dos negócios dos seus clientes e, não menos importante, na transformação das pessoas. Porque as pessoas são o centro da cultura da agência e, por lá, elas criam vínculos duradouros. Assim como seus clientes. Essa consistência fez da Almap a Agência Global dessa Década, título recebido pelo Cannes Lions. Assim como segue fazendo da agência a empresa brasileira mais eficaz da América Latina, segundo o Effie Latam.
Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO:Filipe Bartholomeu
Campanha: Terr4
Cliente: Rede Brasil Pacto Global
Produto: Institucional
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretor Executivo de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Rafael Gil e Rodrigo Almeida
Criação: Fábio Tedeschi, Flávio Cheren, Igor Pontes e Mozar Gudin
Design: Micael Andrade
Projetos Especiais: Diego Honorato, Julia Newman e Marilia Silva
Atendimento: Camila Massari, Daniela Teixeira e Cairo Ribas
Conteúdo: Sidney Marcelino Leite Silva, Kizzy Bortolo, José Roberto Bezerra, Marcos de Souza, Diego Villas Boas e Juliana Brasileiro Henriques
Montador: Thiago Bueno
Motion: Arthur Siqueira, Bruno de Lacerda, Felipe Macedo e Sofia Selles
Produtora de Som: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Tecnologia: Brenner Batista, Felipe Ferrarini, Gabriel Sávio e Tácio Britoo
Aprovação: Carlo Pereira, Otavio Toledo, Ana Urquiza e Nubia Mendes