O Coletivo Lixo Zero Joinville, que desde 2013 realiza ações de conscientização e de destinação correta de resíduos, em Joinville, recebeu nesta terça-feira (22) a Medalha Entidade Amiga da Reciclagem, na Câmara de Vereadores de Joinville. Quem propôs a homenagem foi o médico e vereador Cassiano Ucker. E a representante do coletivo que recebeu a medalha foi Carolina Mota, Advogada Ambiental e integrante do Coletivo Joinville Lixo Zero. Ambos são signatários do Movimento Nacional ODS SC – Joinville.
Em seu discurso, o vereador destacou o impacto das ações realizadas pelo coletivo, sobretudo durante a Semana Lixo Zero. “Só esse ano, durante essa semana dedicada ao tema, foram 120 ações, 12 mil participantes e mais de 40 toneladas de lixo foram retirados das ruas em mutirões de limpeza. Número recorde!”, ressaltou.
Ucker lembrou ainda que durante a Semana Lixo Zero de 2022, foram realizadas ainda mais de 3,8 mil visitas de combate à dengue, uma ação, sem sombra de dúvida, muito importante para o município, que viu os números da dengue crescerem significativamente. “Como médico, isso chamou muito a minha atenção, mas o tema da reciclagem e da destinação correta dos resíduos é algo que defendo, sobretudo como signatário que sou do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que visa atingir as metas da Agenda 2030 da ONU por meio de ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustententável. E o coletivo Lixo Zero também é signatário desse movimento”, disse.
“Parabéns ao Coletivo Lixo Zero pelo trabalho desenvolvido ao longo desses quase 10 anos de existência. A medalha de Entidade Amiga da Reciclagem é apenas uma forma de agradecer pelo trabalho que vocês estão realizando por essa e pelas futuras gerações de joinvilenses”, agradeceu o vereador.
“Receber essa homenagem em nome do Coletivo, onde estão pessoas que acreditam em atitudes lixo zero, nos mostra que estamos no caminho certo. Impactar, inspirar e conscientizar a comunidade sobre o que podemos fazer e como podemos fazer uma melhor gestão dos resíduos é, sem dúvida, o maior presente que podemos deixar para a nossa cidade, para nós mesmos e para as próximas gerações. Estamos orgulhosos e felizes!”, disse a representante do Coletivo Lixo Zero, Carolina Mota.
Texto: Mariana Pereira