O ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis lançou no dia 14 de setembro, o site e cartilha lúdica do Projeto Guardiões do Futuro: Protagonistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que conta com o apoio do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
O lançamento aconteceu durante o 5º encontro de formação do projeto e contou com a participação de Mariana Alcalay, responsável pela educação para o Desenvolvimento Sustentável da representação da UNESCO no Brasil. O tema do encontro foi Educação para os ODS: como estimular o protagonismo infantojuvenil para a Agenda 2030?
O encontro contou também, com apresentação do Projeto Educação para a Sustentabilidade de Crianças e Adolescentes, realizado pelo Bairro da Juventude, em parceria com o Movimento. A IDES – Irmandade do Divino Espírito Santo também apresentou como tem incorporado os ODS em suas práticas. Ambas as organizações são signatárias do Movimento.
Gilson S. Zimmermann, Coordenador Geral do Movimento ODS SC, participou do lançamento e afirmou que “o Movimento tem a honra em apoiar um projeto dessa envergadura, que possa ser exemplo e multiplicado em outras regiões de Santa Catarina e do Brasil”, e ressaltou a importância na “disseminação dos ODS para a juventude, que será a geração com os ODS em seus corações e mentes”.
O gerente executivo do ICOM, Willian Narzetti, destacou a importância do papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para o cumprimento da Agenda 2030 e, afirmou, que os “ODS são uma temática que perpassam as OSCs e que temos que fortalecer tanto a parte conceitual dos objetivos, como também às práticas”.
Três patrocinadores do projeto, e signatários do Movimento, participaram do encontro. Para Aline Webber, representante da CGT Eletrosul, “um projeto como esse beneficia a população, a sociedade” e destacou que a “empresa acredita nos ODS como plano para um mundo sustentável e busca influenciar seus stakeholders para também incorporarem os ODS. Por isso, incluímos os objetivos da Agenda 2030 nos nossos editais de patrocínio”.
Para Carolina Costa, representante da Engie, “a empresa está muito feliz com o resultado que o projeto está trazendo, informação sobre os ODS de forma lúdica para crianças e adolescentes e, também, para auxiliar as OSCs na disseminação da cultura dos ODS”.
Débora Neves, representante de Teltec Solutions, ressaltou que a “educação é um pilar muito importante na empresa. Acreditamos na construção de futuros possíveis e desejáveis e na transformação das pessoas. A educação é importante para alcançarmos mais conscientização, para ampliar nosso olhar e caminharmos rumo ao desenvolvimento sustentável”.
O Projeto
Com o propósito de educar as atuais e futuras gerações para lidarem com problemas globais emergentes, como o mau uso dos recursos naturais, emergência e justiça climática, pobreza, fome, doenças e conflitos presentes e urgentes nos tempos atuais, o ICOM, por meio do Projeto Guardiões do Futuro, está disponibilizando conteúdo qualificado sobre como educar para o desenvolvimento sustentável e como inserir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas práticas, programas, projetos e desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil.
Para isso, foram produzidas cartilhas lúdicas e educativas para crianças e adolescentes conhecerem cada um dos ODS, com dicas de como elas podem contribuir com o alcance dos objetivos em suas comunidades. Na cartilha, os personagens ilustrados mostram que os heróis são aqueles que escolhem ter atitudes como proteger o meio onde vivem, usando suas habilidades para cuidar da água, das plantas, promovendo a paz e a equidade.
O site do Projeto atuará como um repositório de materiais sobre os ODS para as OSCs, seus gestores e educadores, e materiais lúdicos para crianças e adolescentes, como a cartilha em PDF e áudio livro, além de jogos, vídeos e outros materiais abordando os ODS de forma lúdica e didática.
O projeto é realizado via Termo de Fomento com o FIA, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, com apoio institucional do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e financiado por: Da Magrinha, CGT Eletrosul, Engie Brasil Energia, Qualirede, BRDE, Teltec Solutions, além de pessoas físicas que destinaram parte do seu imposto devido ao projeto.
Sobre o ICOM
O ICOM atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina. Suas principais áreas de atuação são: Investimentos Sociais na Comunidade; Apoio Técnico e Financeiro a OSCs e Produção e Disseminação de Conhecimento.
O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil:
1 – Erradicação da Pobreza
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
5 – Igualdade de Gênero
6 – Água Potável e Saneamento
7 – Energia Limpa e Acessível
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 – Redução das Desigualdades
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 – Consumo e Produção Responsáveis
13 – Ação Contra a Mudança do Clima
14 – Vida na Água
15 – Vida Terrestre
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 – Parcerias e Meios de Implementação