Educação para os ODS: como estimular o protagonismo infantojuvenil para a Agenda 2030? Ações de Signatários

Data: 14 de Setembro de 2022   | Data Final: 14 de Setembro de 2022   |   Início: 9:00   |   Final: 11:30
 Educação para os ODS: como estimular o protagonismo infantojuvenil para a Agenda 2030?

O quinto encontro de formação do Projeto Guardiões do Futuro: Protagonistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, será realizado no dia 14 de setembro, das 9h às 11h30.

Lançado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), em parceria com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina e financiado via Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).

O tema desta oficina será: Educação para os ODS: como estimular o protagonismo infantojuvenil para a Agenda 2030? com o objetivo de apresentar experiências, jogos e metodologias atrativas, para que as organizações possam trabalhar em conjunto com crianças e adolescentes soluções sustentáveis em suas comunidades.

O Encontro contará com a participação de Mariana Alcalay, Oficial de Projetos do Setor de Educação, da UNESC Brasil (Órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Além disso, será o momento de lançamento oficial do site do Projeto e apresentação da cartilha lúdica que será entregue para as organizações participantes do projeto.

O site contará com ferramentas para auxiliar os gestores e educadores a incorporarem os ODS nas práticas e ações das organizações, bem como um instrumento para auxiliar na educação para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Também contará com um espaço destinado para crianças e adolescentes, com materiais que apresentam os ODS de forma lúdica e acessível.

 

O encontro será virtual, via Zoom, e terá intérprete de Libras.

>> Faça sua inscrição aqui! <<

 

Sobre o Guardiões do Futuro

Projeto consiste em uma série de formações online para líderes e demais profissionais de organizações da sociedade civil que atendem criança e adolescente com objetivo de promover soluções para os problemas locais vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de encontros e oficinas virtuais para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com Crianças e Adolescentes em Florianópolis, a fim de impulsionar a cultura de sustentabilidade. O projeto contempla, além dos 08 encontros virtuais, também e-books para gestores e educadores a partir dos encontros e cartilhas lúdicas para crianças e adolescentes.

 

Título: Educação para os ODS: como estimular o protagonismo infantojuvenil para a Agenda 2030?

Data: 14 de setembro de 2022

Horário: 9h às 11h30

Local: Online, via ZOOM (Link será disponibilizado aos participantes por e-mail)

 

O que são os ODS?

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil:

 

1 – Erradicação da Pobreza

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 – Saúde e Bem-Estar

4 – Educação de Qualidade

5 – Igualdade de Gênero

6 – Água Potável e Saneamento

7 – Energia Limpa e Acessível

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 – Redução das Desigualdades

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Ação Contra a Mudança do Clima

14 – Vida na Água

15 –  Vida Terrestre

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 – Parcerias e Meios de Implementação

 

Sobre o ICOM

 

O ICOM atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina. Suas principais áreas de atuação são: Investimentos Sociais na Comunidade; Apoio Técnico e Financeiro a OSCs e Produção e Disseminação de Conhecimento.