Na tarde desta sexta-feira (27) foi realizado o evento Acordo Cidades 2030, na Associação Grande Florianópolis. Na ocasião, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), assinou um Acordo de Cooperação com Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS, e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O acordo prevê a realização de diversas ações para apoiar os municípios catarinenses na implementação da Agenda 2030 e dos ODS, por meio da adesão ao Programa Cidades Sustentáveis e também a adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Estiveram presentes, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Econômico de Santa Catarina Jairo Luiz Sartoretto, o prefeito de São José Orvino Coelho de Ávila, o prefeito de Florianópolis Topázio Silveira Neto, o prefeito de Orleans e presidente da FECAM Jorge Koch, o prefeito de Jaraguá do Sul José Jair Franzner, a Coordenadora do Programas Cidades Sustentáveis Zuleica Goulart, a Prefeita de Francisco Morato e Vice-Presidente de Parcerias para a Agenda 2030 da Frente Nacional de Prefeitos Renata Sene, o coordenador da Frente Parlamentar dos ODS na Alesc Deputado Fabiano Luz e o Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina Gilson Zimmermann. O presidente da FECAM Jorge Koch destacou em sua fala sobre a importância do Programa Cidades Sustáveis como uma ferramenta de planejamento urbano integrado.
“Enquanto FECAM, queremos entregar para todos os municípios a possibilidade de implementar políticas públicas estruturantes, e isso passa pela vontade de fazer. Assim, precisamos engajar nossos servidores para que esta seja uma política perene”.
O prefeito da capital Topázio Silveira Neto, comentou sobre a importância de ter indicadores para a realização de políticas públicas, já que cada município tem diferenças em seus desafios. Além disso, defendeu que a gestão municipal alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável esteja na cultura da gestão municipal, e não de um governo especificamente. “Minha expectativa é que esse programa nos mostre os caminhos para o alcance da Agenda 2030”, completou.
Durante o encontro, a Prefeita de Francisco Morato Renata Sene, apresentou a sua experiência na implementação da Agenda 2030. Ela contou que a prefeitura conseguiu relacionar indicadores da Agenda 2030 a sua gestão, por meio de projeto de lei municipal. Além disso, a cidade foi pioneira ao realizar o primeiro plano participativo regionalizado, tendo assim seus orçamentos organizados por território, e com a participação da população.
“É Claro que não esgotaram os desafios no meu município, mas agora tenho a confiança de um planejamento que vai assegurar qualidade de vida para as pessoas. Essa parceria realizada aqui hoje histórica, é assertiva e só quem quer o bem das comunidades fazem o que vocês estão fazendo aqui hoje”, avalia Renata.
As prefeituras que desejarem aderir ao Acordo Cidades 2030, podem entrar em contato no e-mail: ods@fecam.org.br