Verde Vida Projeto Social para Crianças e Adolescentes

Carine Bergmann 8 de abril de 2022
 Verde Vida Projeto Social para Crianças e Adolescentes

Por Odair Balen, diretor do programa Verde Vida

Há 28 anos o Verde Vida Programa Social para Crianças e Adolescentes atua com responsabilidade ambiental e inclusão social prestando relevantes contribuições à sociedade. O atendimento é para todas as pessoas, não importa gênero, cor, religião, credo ou cultura.

A organização tem como principal atividade econômica a coleta de recicláveis em empresas através de uma logística própria, que mantêm o projeto social que atende 140 crianças e adolescentes em 15 oficinas de convivência educativa, que são a missão e o propósito do Programa.  Desde sua fundação o Verde Vida busca atender demandas do meio ambiente e inclusão social. Nossa sede está da localizada no bairro mais problemático de Chapecó o que contribui de forma mais efetiva na obtenção de resultados expressivos em alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a publicação das 169 metas dos ODS o Verde Vida buscou identificar o nível de interatividade do programa com os objetivos e suas metas e estabeleceu um diagnóstico de atuação. O resultado foi classificado em forte, média, regular e fraca interatividade, então em relação aos ODS 1, 2, 4, 5, 6, 8, e 16 é forte, os ODS 3, 9, 10, 11, 12 média, ODS 7, 13, 15 regular e ODS 14 e 17 fraca atuação.

As iniciativas do Programa de atendimento a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, as parcerias que desenvolveu, a participação em Conselhos e Fóruns, as ações de sensibilização para escolas e comunidades, a atuação em rede, além das ações de valorização por melhores práticas sociais e ambientais tornaram a OSC referência na região.

Atualmente, época de maior consciência sobre a utilização e a limitação dos recursos naturais, de rápidas mudanças tecnológicas, é preciso compreender o papel de nossa atuação individual, como empresa ou entidade. Devemos pensar na sociedade como um todo, compreender, que de forma individual o impacto positivo é menor, mas podemos somar nossas ações e ajudar a construir um futuro melhor. As relações com o meio ambiente, sociais e de governança (ESG) precisam de comprometimento e o Verde Vida juntamente com o Comitê Local de Chapecó, está colaborando para o alcance dos objetivos da Agenda 2030.