Santa Catarina iniciou o processo de articulação, com apoio de outros estados que integram a comissão provisória, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Amazonas, Sergipe e Rio Grande do Norte.
O Movimento Nacional ODS é um movimento social, constituído por voluntários, de caráter apartidário, ecumênico e plural, que visa contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tem como missão mobilizar e articular todos os setores da sociedade para promover o alcance dos ODS em âmbito nacional, estadual e municipal até 2030. É articulado por meio de Núcleos Estaduais e no Distrito Federal, sendo composto por signatários de todos os setores e representatividade da sociedade. Cada núcleo tem a autonomia para atuar de acordo com a sua realidade local, dentro dos preceitos da Agenda 2030 e das diretrizes básicas do Movimento Nacional.
Conselho Consultivo Nacional
Composto por dois representantes de cada Núcleo Estadual, o Conselho Consultivo Nacional deverá reunir-se a cada dois meses, e atuará por meio de grupos de trabalho para atender as demandas em âmbito nacional. No entanto, os núcleos estaduais têm autonomia para deliberar sobre as suas estratégias.
“O propósito deste Conselho é unificar as ações dos Núcleos Estaduais, para que possam expandir as suas ações em prol do dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nacionalmente, sem perder a autonomia dos Estados, respeitando o nível de maturação de cada núcleo. É mais uma forma de fortalecer a atuação do Movimento para chegarmos mais perto do alcance da Agenda 2030 no Brasil, sem deixar ninguém para trás”, defende Katiane Vieira, Coordenadora Geral Adjunta do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e representante catarinense do Conselho Consultivo Nacional.
A finalidade do Conselho Consultivo Nacional será mobilizar, articular e colaborar com a formação de novos núcleos, estimular ações conjuntas, parcerias, além de estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a implementação dos ODS.
Grupos de Trabalho do Conselho Consultivo Nacional
Os grupos de trabalhos estão divididos nas áreas de “Mobilização”, “Comunicação” e “Projetos”. O primeiro busca articular e apoiar a criação de novos Núcleos Estaduais, dar suporte aos núcleos existentes, além de representar o Movimento. Já o segundo é responsável por manter uma padronização da comunicação, bem como definir estratégias e campanhas. Já o GT de Projetos visa auxiliar os Núcleos Estaduais e do Distrito Federal na realização de projetos e programas, visando a disseminação dos ODS em âmbito nacional, e articular ações em conjunto com os núcleos.
Atualmente, o Movimento Nacional ODS conta com 13 Núcleos Estaduais, nos Estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Para conhecer mais sobre o Movimento Nacional ODS, acesse: https://movimentoods.org.br/