Prêmio ODS Santa Catarina 2020 recebe 110 inscritos

, , Carine Bergmann 8 de setembro de 2020
 Prêmio ODS Santa Catarina 2020 recebe 110 inscritos

Prêmio ODS Santa Catarina é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina que consiste na realização de uma premiação para reconhecimento de ações desenvolvidas por seus Signatários (pessoas físicas ou jurídicas) que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta segunda edição, foram 110 projetos inscritos, sendo 77 deles classificados para a segunda etapa, que está dividida em duas ações: análise dos cases pela comissão avaliadora; resposta ao questionário de práticas de gestão (Pessoa Jurídica). O prazo para responder ao questionário vai até o dia 30 de setembro. Os três finalistas de cada categoria serão divulgados no dia 28 de outubro, e os vencedores no dia 12 de novembro.

Encontro virtual sobre o questionário

No dia 11 de setembro, das 10h às 11h, será realizado um encontro virtual para tirar dúvidas sobre o preenchimento do questionário. Para participar é necessário confirmar presença enviando mensagem para premio@sc.movimentoods.org.br até as 16h do dia 10 de setembro. A reunião será realizada neste link.

Sobre o Prêmio

A primeira edição, em 2019, contou com a parceria da Editora Expressão e a premiação aconteceu dentro da programação do Fórum Brasil ODS 2019. Veja como foi! Esta segunda edição, devido à pandemia do coronavírus, a solenidade será realizada de forma virtual. Em breve divulgaremos todos os detalhes da ação.

O Prêmio ODS Santa Catarina busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, ampliar o engajamento de pessoas e organizações, que atuam com os ODS no estado e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos. O Objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas por signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. É divido em 6 categorias: Empresa; Instituição de Ensino; Organização de Classe; Organização da Sociedade Civil; Poder Público; e Pessoa Física.

Para Jean Roversi , Gestor na Comunidade B SC, iniciativa parceira do Prêmio ODS SC 2020, a premiação é também uma forma das iniciativas medirem o impacto das suas ações: “Como disse o consultor W. Edwards Deming em sua emblemática frase e perpetuada por Peter Drucker, “O que não se mede, não se gerencia”. Quando estamos falando de práticas de gestão conectadas com sustentabilidade e impacto positivo, essa atitude não deve ser diferente! A maneira ideal de melhorar o impacto de nossas organizações começa por entender onde estamos hoje em relação a todas as dimensões de sustentabilidade para aí sim qualificar nossa tomada de decisão, gerenciando com eficiência, responsabilidade e transparência nossas práticas sociais, ambientais, econômicas e institucionais”, afirma.

Iniciativa

O Prêmio é uma realização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, com parceria do Bússola Social, Sistema B Brasil, Comunidade B Santa Catarina e Apoio Institucional da Rede Brasil do Pacto Global.

Saiba mais sobre os ODS:

Durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, em Nova York, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar os países na obtenção de resultados específicos. Os ODS são um plano de ação global com um conjunto de metas para redução da pobreza, promoção social e proteção ao meio ambiente a serem alcançadas até o ano de 2030, criando a Agenda 2030, com o lema “Ninguém pode ficar de fora”. Essa agenda foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Ele prevê o uso sustentável dos recursos naturais e também ações sustentáveis nas dimensões econômica e social, gerando um equilíbrio favorável ao bem-estar das pessoas e de todas as espécies no planeta.

Conheça os 17 ODS.

Sobre o Movimento ODS Santa Catarina:

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. É composto por mais de 500 signatários, está presente em 54 municípios, articulado em 10 comitês e representado por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. A Missão do Movimento ODS SC Missão é facilitar a incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.