As oficinas, que eram oferecidas pela Rastro Sustentabilidade e Companhia Águas de Joinville ao vivo, foram adaptadas para o formato online.
Diante dos desafios impostos pela pandemia, a Companhia Águas de Joinville e a Rastro Sustentabilidade, ambas signatárias do Movimento ODS Santa Catarina, reformularam o Projeto de Oficinas Socioambientais com ênfase na Geração de Renda. “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, “Hortas Urbanas”, “Compostagem Doméstica”, “Produtos de Limpeza e Higiene feitos com ingredientes naturais”, são alguns dos temas abordados no projeto.
As oficinas mão na massa já estavam acontecendo desde meados de 2019, descentralizadas em diversos aparelhos públicos, como escolas, CRAS e associações de moradores, localizados em áreas de interferência de obra referentes a implantação do saneamento básico em alguns bairros de Joinville.
No total, já foram realizadas 25 oficinas presenciais, que atingiram cerca de 500 pessoas. Devido à pandemia, as oficinas começaram a ser gravadas e disponibilizadas no site da Companhia, possuindo até o momento cerca de 600 visualizações.
Ao final de cada oficina é gerado uma amostrinha dos produtos elaborados, como composteira, ou bálsamo labial, desodorante, multiuso, entre outros. Os produtos gerados das oficinas que foram gravadas estão sendo distribuídos nos CRAS das áreas mais afetadas com interferência das obras. Quem tiver interesse em acompanhar as oficinas práticas, basta acessar este link.
“A gente gosta muito das oficinas no formato presencial, pois conseguimos ver os participantes colocarem a mão na massa e criarem junto conosco, mas o formato online possibilita atingir mais pessoas.”, comenta Arthur Rancatti da Rastro Sustentabilidade.