Em assembleia online, são eleitos os novos líderes do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

, Carine Bergmann 27 de março de 2020
 Em assembleia online, são eleitos os novos líderes do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina realizou, na tarde de quinta-feira, 26, a Assembleia Geral de 2020, e a eleição da nova Coordenação Estadual, que permanece por dois anos na liderança do grupo. 

O coordenador estadual eleito foi Gilson Zimmermann, superintendente Institucional e de Operações na Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Katiane Vieira, presidente do Instituto Nação de Valor, entregou o cargo de coordenadora estadual e permanece como adjunta de Zimmermann.

SC tem mais de 500 signatários no Movimento e a assembleia ocorreu com a utilização de ferramentas digitais, de forma online desde a votação até a fala dos eleitos. 

A votação começou na segunda-feira, 23, e os eleitos foram anunciados por volta das 15h desta quinta. O processo ocorreu com presença dos signatários em chat e teve a prestação de contas, que ficou a cargo de Katiane Vieira e Regina May, assessora de gestão.

Veja quem faz parte da nova coordenação do Movimento ODS SC.

Coordenação Estadual – Gestão 2020/2021

Coordenador geral – Gilson Zimmermann, signatário pela FACISC, passa de adjunto para coordenador, numa troca de cadeiras com Katiane Vieira. Vem trabalhando os ODS em todo o estado por meio da Facisc e participa do Movimento junto à Facisc desde 2011.

“Acreditamos que o desenvolvimento das empresas passa por uma nova forma de fazer negócios, quando a sustentabilidade está integrada na estratégia central.”

Coordenadora geral adjunta – Katiane Vieira, signatária pessoa física e jurídica, pelo Instituto Nação de Valor. Encerra seu mandato demonstrando o crescimento do Movimento em SC e permanece no trabalho.

“Tivemos excelentes resultados e ainda há muito trabalho a ser feito em Santa Catarina para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quero continuar sendo protagonista neste processo e poder contribuir através do meu conhecimento, força de mobilização e engajamento em causas sociais. É uma responsabilidade que assumi, afinal, estamos na década de ação e precisamos agir, e decidi começar por mim mesma.”

Coordenadora estadual de Mobilização – Camile R. Bruns, signatária pela Unimed Brusque, que atua junto ao Movimento há muitos anos, alinhada pelos princípios e valores cooperativos. 

“ A Unimed Brusque quer continuar contribuindo com a missão do Movimento para inspirar pessoas e organizações a inserirem as metas dos ODS em suas estratégias e no dia a dia, para um mundo economicamente mais viável, socialmente mais justo e ambientalmente correto até 2030.”

 Coordenador estadual de Mobilização adjunto – Fernando Barbosa dos Santos, pessoa física. 

“Minha maior intenção é contribuir com a implementação e divulgação dos ODS em SC e auxiliar a consolidação do Movimento em cada região e município do estado.  Atualmente ocupo a Coordenação de Mobilização do Comitê Criciúma e, em um ano, conseguimos triplicar o tamanho do Comitê, não só com signatários de Criciúma, mas de outras cidades da região.”

 Coordenador estadual de Projetos e Recursos – Cristiano Olinger, signatário pela Fundema – Fundação do meio Ambiente de Brusque.

“Queremos juntos continuar sendo propulsores do Movimento, buscando disseminar as ações que já ocorrem em nossas instituições, e, por meio de parcerias, como a realização da Conferência ODS Brasil & Alemanha, implementar novos projetos para  alcançarmos os objetivos da AGENDA 2030 e garantirmos a sustentabilidade de nosso Movimento e do planeta e um futuro para as novas gerações.”

 Coordenadora de Projetos e Recursos adjunta – Saionara Fernandes Pavei Ghedin, signatária pela SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. A SATC se tornou signatária do Movimento 2017, coordena o Comitê local de Criciúma. 

“Fazer parte da coordenação estadual, será muito importante para nós, além de nos dar oportunidade de participar e elaborar projetos para fortalecer o Movimento e os ODS no estado. Junto com os demais membros do comitê, temos a certeza que estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa, perfeita, com menor desigualdade e mais feliz, sem deixar ninguém pra trás.”

Coordenadora estadual de Comunicação – Silvia Chioca Pamplona, jornalista, signatária pela Foco Comunicação e Marketing, com mais de 20 anos de experiência no mercado.

“A meta de ter um mundo melhor para se viver se traduz nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Quem quer deixar um legado precisa se envolver em ações que gerem realmente uma mudança e por isso, os voluntários deste movimento são tão engajados.”

 Conselho Fiscal – Gestão 2020/2024

Conselheiros:

 Luessa de Simas Santos, signatária pelo escritório Gouvêa dos Reis Advogados. Participa de projetos sociais desde 2004. 

Emerson Souto, signatário pessoa física. Participa do Movimento ODS Santa Catarina desde 2014, tendo passado pela coordenação do Conselho Fiscal e do Grupo ODS Think Tank. 

Evandro Fortunato Linhares, signatário pelo ICAEPS – Instituto Catarinense de Educação Profissional. Sua história sempre teve envolvimento com trabalhos sociais.