O Escotismo possui forte alinhamento com a agenda da ONU em prol dos compromissos com o Desenvolvimento Sustentável e é signatário do Movimento ODS SC.
Esse é um momento muito importante em prol da agenda apresentada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. A Semana ODS na Prática, ocorrida entre os dias 23 e 28 de setembro, signatários do movimento realizaram eventos coordenados e simultâneos em todo estado.
Como parte dessa programação especial, os Escoteiros de Santa Catarina realizaram uma programação diferenciada dentro do Programa Escoteiro de Educação Ambiental, através do projeto Trilhas do Conhecimento, no Campo Escoteiro Paulo dos Reis. Este programa realiza ao longo do ano diferentes atividades, que vão desde jogos e dinâmicas especiais para a exploração do ambiente, tendo em vista a conscientização ambiental, e principalmente a promoção de um pensamento crítico e colaborativo, para a compreensão individual que devemos ter sobre o meio em que vivemos.
Nos dias 28/09 o Campo Escoteiro recebeu mais de 200 crianças, jovens e escotistas para essa atividade especial, e em prol de reforçar a necessidade de olharmos para a agenda dos ODS e contribuirmos nessa missão. Destaca-se nesse dia a presença do Grupo Escoteiro Molina e do Grupo Escoteiro Espírita Allan Kardec, que realizaram atividades na Trilhas do Conhecimento do Parque Estadual do Rio Vermelho e do o Projeto TAMAR. A seguir conheça o alinhamento das atividades escoteiras com os objetivos ODS:
Em paralelo, vale destacar a certificação SCENES (Centro Escoteiro de Excelência para Natureza e Meio Ambiente) que o Campo Escoteiro Paulo dos Reis possui, é uma homologação dada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) para campos escoteiros ao redor do mundo, que tem em suas práticas a sustentabilidade ambiental.
Texto: Andreia Silva e Jacira Medronha
Imagens: Grupo Escoteiro Molina e Grupo Escoteiro Espírita Allan Kardec