ODS na Prática em Criciúma é aberta com ações ambientais

, , , , Carine Bergmann 22 de setembro de 2019
 ODS na Prática em Criciúma é aberta com ações ambientais

Ações que discutam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estarão sendo apresentadas nos próximos dias. A iniciativa envolve a Satc, que coordena o Comitê ODS em Criciúma, e as demais entidades e pessoas físicas que se unem para tentar melhorar questões ambientais, sociais e educacionais.

Na última sexta-feira (20), foi lembrado o Dia da Árvore, celebrado no 21 de setembro. A organização do evento foi da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri). A Satc esteve presente destacando ações dos ODS e também levando jogos recreativos produzidos com material reciclado.

“É importante que o público conheça os projetos que a Satc já desenvolve e estão relacionados com os Objetivos. Essa é nossa forma de contribuir com a sociedade”, afirmou a analista ambiental da Satc e coordenadora geral do Comitê ODS em Criciúma, Regina Freitas Fernandes.

Premiação

A Famcri realizou a premiação das escolas que se inscreveram na Feira de Ciências e Ecologia. O tema que envolveu a produção de trabalhos das escolas foi “plásticos e novas tecnologias”.

A Satc conquistou o 3º lugar com o projeto “Canudos biodegradáveis”, do curso técnico de Química. Em 4º ficou o projeto “Vai tomar no teu copo”, que envolveu as turmas do Terceirão. Os primeiros lugares ficaram com a Escola Rubens de Arruda Ramos e Escola Irmã Edviges.

 

Turmas do Infantil colocam a mão na terra na hora de plantar árvores

Eles são pequenos no tamanho, mas sabem bem que ter cuidado com o meio ambiente é fundamental para viver melhor. “Tem que cuidar da natureza, evitar o aquecimento global”, explica Heitor Oliveira Lopes, 6 anos. “Tem que plantar árvores, cuidar delas, porque se não os animais não vão achar mais casa”, alerta Isabele Cancelier, 5.

Ao lado dos colegas da educação infantil da Satc, Heitor e Isabele colocaram em prática questões que as grandes nações do planeta esquecem e que estão previstos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao praticar o plantio de mudas de árvores nativas, os estudantes reafirmam o compromisso com o objetivo 15, que envolve os cuidados com a vida terrestre.

“Estamos realizando a Semana ODS na prática, promovendo várias ações e fazendo com que nossos alunos reflitam sobre os temas”, ressaltou a analista ambiental da Satc e coordenadora geral do comitê do Movimento do ODS em Santa Catarina, Regina Fernandes.

João Pedro, Ana Clara, Otávio, Heitor, Isabel, Iuri, Laura, Davi e Isabele tinham na ponta da língua o significado do ato. “Adorei plantar a árvore”, afirmaram. As turminhas do infantil plantaram mudas de Ingá Feijão, Aroeira e Figueira, plantas nativas e que foram produzidas no Horto Florestal da Satc. A iniciativa marcou também o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e o início da Primavera.

Saúde e bem-estar no Consciente ao Cubo

A importância de cuidar do corpo e da mente foram temas discutidos durante o “Inspire… suspire e viva!”, iniciativa da campanha Consciente ao Cubo. A proposta marcou a tarde desta terça-feira (24) e faz parte das ações do Setembro Amarelo.

Junto ao Espaço Zen da Satc foram montadas tendas com atendimentos diferenciados para os colaboradores. Informações sobre nutrição, cuidados com o corpo, a mente e motivação foram temas que estiveram presentes, sempre com orientação profissional. Voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV) também participaram.

“O Consciente ao Cubo quer que os colaboradores reflitam sobre o dia a dia e encontrem maneiras de se cuidar mais, olhar pra si”, ponderou a coordenadora de RH da Satc Cristiani Dall’Asen Savi.

O Inspire contou ainda com música e técnicas de relaxamento e alívio de tensão. A proposta também faz parte dos ODS na prática, iniciativa da Satc que busca inspiração nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promovendo a saúde e bem-estar das pessoas.