ODS Think Tank

Iniciativa da Associação Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o ODS Think Tank é uma rede estratégica, formada por especialistas que estudam, analisam e debatem pautas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina, visando subsidiar a Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS Santa Catarina a fim de promover articulações e interlocuções com grupos de interesse, influenciar políticas públicas e articular e pensar soluções para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina até 2030.

Think Tank, o que é?

“Think tanks, ou laboratório de ideias, são instituições que desempenham um papel de reivindicação de direitos, com objetivo de influenciar na formulação e implementação de políticas públicas buscando atender às necessidades da população, além de terem a capacidade de explicar, mobilizar e articular os atores” (Leonardo Secchi)

Conheça os membros do ODS Think Tank

Alessandra Vidi Melo

Engenharia Civil e há mais de 5 anos atua no ramo de energias
renováveis, mais especificamente no segmento de usinas hidrelétricas. Está
cursando Especialização em Educação Ambiental na UNOESC. Cidade:  Xanxerê/SC

Carla Micheline Israel

Mestre em Engenharia Ambiental pela FURB. Possui Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção (CPC-A) pela Fundação Getúlio Vargas, auditora líder para a NBR ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e NBR ISO 14001 (Gestão Ambiental)

Cidade: Joinville/SC

Cristiane Maria Riffel

Doutora em Ciências da Linguagem. Mestre em  Extensão Rural pela Universidade Federal Santa Maria. Jornalista e Relações Públicas, tem mais de 20 anos de experiência em projetos sociais e de extensão universitária, com artigos publicados envolvendo a temática da comunicação e educação para a sustentabilidade. É coautora do Livro Tecendo Redes de Solidariedade. 

Cidade: Itajaí/SC

Elaine Ribeiro Grassi

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade SATC. Atualmente é mestranda em
Engenharia de Energia e Sustentabilidade (UFSC) na área de Planejamento e Sustentabilidade. Pesquisa em
políticas e incentivos públicos à Transição Energética Justa em SC.

Cidade: Criciúma/SC

Gustavo Muller

Formado em Gestão Ambiental, com pós em Engenharia de Saneamento, MBA em Gestão de Projetos e cursando Engenharia de Produção, atualmente atua como diretor comercial da Ambiética Assessoria Ambiental e está há 15 anos na área de consultoria ambiental.

Cidade: Florinópolis/SC

Henrique Katahira

Licenciado em Matemática, atuou na área de TI durante 20 anos, dos quais 8 no Japão e passou por várias
áreas como programação, treinamento, implantação de sistema de gestão empresarial e gestão de projetos em
empresas multinacionais. É sócio da cuidadoria, coach, facilitador e designer de processos de aprendizagem e colaboração.

Cidade:  Florianópolis/SC

Jéssica de Mello Dondoni

Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e especialização na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Politécnica de Valencia/Espanha. Analista e Consultora de Políticas Globais. Tem experiência na área de Políticas Globais e Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental.

Cidade: Imbituba/SC

Luana Emmendoerfer

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Mestre em Planejamento Territorial e Socioambiental e Especialista em Desenvolvimento Regional. Líder de gestão do conhecimento e inovação, demonstrando excelentes habilidades de pesquisa, gerenciamento de projetos, perspicácia técnica e gestão de dados e inovação, com ampla experiência no setor turístico, com foco em políticas públicas.

Cidade: Florianópolis/SC

Luiza Sens Weise

Advogada, Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Pós-Graduada em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ). Membro do Grupo de Pesquisa “Direitos Fundamentais, Cidadania & Justiça” certificado junto ao CNPq pela FURB, na linha Sustentabilidade Socioambiental, Ecocomplexidade, Políticas Sanitárias e Ambientais.

Cidade: Blumenau/SC

Marcelo Muniz

Pós-graduação em Engenharia da Qualidade pela Unisociesc, professor nas áreas de governança, gestão, qualidade e industrial. Possui experiência no desenvolvimento de indicadores da qualidade e de processos.

Cidade:  Joinville/SC

Mauro Paes Correa

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui certificado internacional na ISO/IECC 38500 e Técnico em Processamento de Dados. Possui experiência em LGPD, engajamento de equipes e na área pública, atua como gestor de TI na prefeitura de Urussanga.

Cidade: Cocal do Sul/SC

Paôla da Silva

Bacharel em Administração de Empresas pela Unoesc, especialização em gestão estratégica de pessoas. Possui experiência em gerenciar cronogramas de pesquisa.

Cidade: Herval D’Oeste/SC

Patricia Minini Wechinewsky Guerber

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UNC – Universidade do Contestado. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina pela UDE – Universidad de La Empresa de Montevidéu, Uruguai. Pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC. Possui graduação em Direito pela Univali. Atualmente é professora do curso de Direito campus Mafra na Universidade
do Contestado – UNC.

Cidade: Mafra/SC

Sandra Antunes Severo

Bióloga, Mestre em Zoologia e Especialização em Jogos Cooperativos. Gestora de programas de educação ambiental com foco nos ODS. Consultora de projeto de Regularização Fundiária Urbana /REURB com estreita interface com órgãos públicos.  Experiência relevante na elaboração de políticas públicas na área de meio ambiente e urbanismo, educação e juventude. 

Cidade: Garopaba/SC

Tany Aline Folle

Graduada em Letras Português, Inglês e respectivas literaturas pela UNOESC – 2002. Especialista em Metodologia de Ensino e da Pesquisa em Interdisciplinaridade pela FIA e em Língua e Literatura de Língua Inglesa UNOCHAPECÓ. Mestra em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Possui experiência em Análise de Discurso, Aprendizagem Intencional, Formação de Professores e Learnability.

Cidade: Chapecó/SC

Vitor Carvalho Gomes

Mestrando em Sustentabilidade pelo Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade – Mestrado Acadêmico do Instituto Federal do Paraná.  Graduado em Administração pela Fundação Educacional da Região dos Lagos. Especialista em Gestão de Finanças Corporativas pela  Universidade Gama Filho/RJ.
Especialista em Gerontologia pela FACEL-Faculdade de Administração Ciências Educação e Letras de Curitiba/PR.
Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Uberaba/MG.

Cidade: Forquilhinha/SC