Ação ODS: Mutirão de Limpeza Juntos Pelo Rio já recolheu mais de 90 toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu

Carine Bergmann 18 de outubro de 2022
 Ação ODS: Mutirão de Limpeza Juntos Pelo Rio já recolheu mais de 90 toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu

Organizado no Município de Itajaí, pela Superintendência do Porto de Itajaí e Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura – Semasa, o mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio foi idealizado com o objetivo de unir forças para a sensibilização e educação ambiental da população ribeirinha, bem como das empresas instaladas nas margens Rio Itajaí-Açu, estas que desempenham suas atividades utilizando o mesmo.

A ação foi realizada pela primeira vez em 2012, durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. O planejamento do evento é organizado com empresas públicas e privadas localizadas nos municípios participantes do evento, bem como de instituições e órgãos governamentais da região, e no dia de sua execução, ainda conta com centenas de voluntários, durante uma manhã de sábado, por terra e pelo rio.

Em nove edições realizadas foram recolhidos mais de 90 toneladas de resíduos; envolveu mais de seis mil voluntários; e cerca de 60 embarcações voluntárias. A ação, que é alusiva ao Dia Mundial da Água – 22 de março, já foi premiada como “Mérito Prática Sustentável no Litoral”.

Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação e, desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Dentro da temática de preservação aos recursos hídricos, muitas abordagens foram oportunizadas no dia da ação: campanha de prevenção da dengue e a importância da separação dos recicláveis para a cooperativa local.

A ação vai além da coleta de resíduos, pois os participantes têm acesso a realidades e informações que colaboram na mudança de comportamento, por meio da campanha de saúde e oficinas de Educação Ambiental que são realizadas junto ao evento.

Durante a coleta, a cooperativa local faz a triagem dos resíduos juntos aos participantes em pontos estratégicos, e todo resíduo reciclável é contabilizado e doado à eles no final do evento.

A ação está alinhada diretamente com 6 ODS:

ODS 3 (Saúde e bem-estar) – Uma das grandes conquistas no decorrer das edições, foi agregar a campanha de prevenção contra o Aedes Aegypti, num momento em que o poder público realizava grande força-tarefa para diminuir os focos do mosquito, que estavam provocando um número alarmante de casos de Dengue na população.

ODS 6 (Água potável e saneamento) – Alinhamento principal com a meta 6 b (Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento). No evento é reforçado a responsabilidade individual em prol do bem coletivo. Vivenciado a implantação da rede coletora de esgoto no município, a população é orientada sobre seu papel neste processo: regularizar suas ligações prediais.

ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) – Alinhado à meta 11.4 (Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo).

ODS 12 (Consumo e produção responsáveis) – Colaboração a meta 12.5 ( Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. ) e a 12.8 (Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza).

ODS 14 (Vida na água) – Se aplica à missão desse projeto, que é referenciado e faz parte do compromisso de Itajaí, que foi a primeira cidade a assinar a carta da Campanha Mares Limpos, promovida pela ONU.

ODS 17 (Parcerias e meios de implementação) – Destaca-se a meta 17.17 ( Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias), pois este evento é coordenado por duas autarquias, mas organizado por muitas entidades que se comprometem com as demandas necessárias para a realização do evento.

Live Ação ODS

No dia 17 de outubro de 2022, foi realizada uma live para conhecer mais sobre a iniciativa Juntos Pelo Rio. Confira.