Librelato Mais Verde de 2022 chega ao fim no Dia da Árvore com 16 mil mudas de árvores nativas distribuídas pelo Brasil

, Carine Bergmann 4 de outubro de 2022
 Librelato Mais Verde de 2022 chega ao fim no Dia da Árvore com 16 mil mudas de árvores nativas distribuídas pelo Brasil

Só de maio a setembro de 2022, 16 mil mudas foram plantadas graças à campanha

A campanha Librelato Mais Verde de 2022 chegou ao fim neste Dia da Árvore, 21/09, com a sensação de dever cumprido. Isso porque, de maio a setembro de 2022, a Librelato entregou 16 mil mudas de árvores nativas para profissionais da empresa e comunidade, chegando a mais de 31 mil mudas distribuídas desde 2020, quando a primeira edição da campanha foi lançada. O objetivo foi ajudar na recomposição da natureza em áreas degradadas e nascentes de rios.

“Hoje é o Dia da Árvore e não poderíamos estar mais orgulhosos pela eficácia do projeto e pelo empenho de todos os envolvidos. Na Librelato, acreditamos muito na força de cada um. E, mais do que isso, acreditamos que, se cada um fizer a sua parte, será possível entregar um planeta mais humano e justo às próximas gerações”, diz o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo.

A quantidade de mudas plantadas terá a capacidade de gerar impacto na recuperação de áreas degradadas, o que vai colaborar com a absorção de CO2, melhorar a qualidade do ar e contribuir com o meio ambiente, além de evitar erosão do solo e trazer mais equilíbrio para a manutenção da fauna.

A campanha Librelato Mais Verde de 2022 foi lançada no aniversário de 53 anos da Librelato, no dia 3 de maio, pela diretora administrativa financeira da empresa, Simone Martins, e pelo Fernando Barbosa dos Santos, coordenador adjunto geral do Movimento Nacional ODS-SC e coordenador de mobilização do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS.

Trata-se de uma das ações sociais da empresa que está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como compromisso cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos Países Membros da ONU. A Librelato aderiu ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina em 2019.

Entenda a Librelato Mais Verde

Em 31 de julho de 2020, a Librelato lançou a campanha Librelato Mais Verde para incentivar a plantação de mudas de árvores nativas, começando pela matriz da empresa. No final dessa edição, cerca de 4 mil mudas foram distribuídas e plantadas.

No ano seguinte, em 2021, foram plantadas mais de 10 mil mudas de árvores nativas. No mesmo ano, o projeto foi também ampliado para outros estados brasileiros e ganhou força.

Ainda em 2021, a Librelato recebeu o prêmio de Empresa Cidadã da ADVB/SC 2021, na categoria “Preservação Ambiental”, graças à Librelato Mais Verde. Atualmente, existe um comitê de voluntários dentro da Librelato para cuidar exclusivamente desse tema, além de parcerias com entidades comerciais, prefeituras, escolas, entre outros.

Em maio de 2022, foi lançada a terceira edição da campanha. Ao longo de três meses, a Librelato distribuiu 16 mil mudas de árvores nativas.

LIBRELATO – Fundada em 1969, na cidade de Orleans, SC, a Librelato é hoje uma das mais inovadoras fabricantes de implementos do Brasil. Com cerca de 1,6 mil profissionais, a empresa concentra suas fábricas em seu Estado natal, sendo duas unidades em Içara e uma em Criciúma. Seus 60 representantes estão estrategicamente instalados em todas as regiões brasileiras, assim como em países da América do Sul como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos do País. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens: para aplicações em carga seca, graneleiro, carrega tudo, tanque aço carbono policêntrico, tanque aço carbono cilíndrico, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, tanque aço inox cilíndrico, canavieiro e frigorífico.

Texto: Marta de Souza – MM Editorial