Oficinas de sensibilização ambiental em Garopaba ensinam sobre os ODS

Carine Bergmann 14 de julho de 2022
 Oficinas de sensibilização ambiental em Garopaba ensinam sobre os ODS

O programa de sensibilização ambiental Mostra Lutz retomou as oficinas presenciais em todas as escolas do município pós pandemia. A primeira do ano, realizada em abril, foi a “Oficina dos ODS”, realizada na Escola Municipal Aduci Arbues do Nascimento, localizada no bairro Siriú, em Garopaba.

São várias modalidades de oficinas, entre elas Oficina de Compostagem no pátio da escola; Oficina de Pedagogia da Horta, Oficina de Bolas de Semente; Oficina do Desafio Lixo Zero; Oficina do Coletivo Semente e Oficinas Líticas e Sambaquis.

O programa é construído em conjunto com a Fundação Gaia, Projeto Ambiental Gaia Village e Secretaria de Educação e Cultura de Garopaba. A iniciativa é realizada há 21 anos em 100% das escolas públicas e privadas de Garopaba, abrangendo desde o CEI (Centro de Educação Infantil) até o Ensino Médio.

As diversas oficinas podem acontecer dentro das escolas, no espaço do Projeto Gaia Village e também em outros lugares onde as crianças podem vivenciar o contato com a natureza e com a história da integração entre o homem e Gaia – o sistema vivo. Podem ser ministradas pela equipe do Gaia e também por parceiros incríveis que doam seu tempo e seus saberes para enriquecer os saberes dos pequenos e colher suas percepções inusitadas”, explica Diana Melim Werlang, Coordenadora do Programa de Sensibilização e Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger – Mostra Lutz.

Contribuição para o alcance das metas dos ODS

O programa de sensibilização ambiental Mostra Lutz ajuda a contribuir com a meta 4.7 do ODS 4Educação de qualidade: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Também ajuda a contribuir com a meta 17.7 do ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento, em condições favoráveis, inclusive em condições concessionais e preferenciais, conforme mutuamente acordado. Com a meta 17.14 – Aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável; e com a meta 17.16 – Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento. Ajuda a contribuir ainda com a meta 17.17 – Incentivar e promover parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados, privados e da sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.

Leve as oficinas à sua escola

Escolas do município de Garopaba interessadas em receber as oficinas podem entrar em contato no e-mail projeto@gaia.org.br ou no telefone (48) 3354-0002.