Selo Social e Instituto Rogério Rosa: parceria leva às cidades compromisso com a Agenda 2030

, Carine Bergmann 10 de junho de 2022
 Selo Social e Instituto Rogério Rosa: parceria leva às cidades compromisso com a Agenda 2030

O Selo Social e o Instituto Rogério Rosa formaram uma parceria em busca do compromisso de reconhecer projetos de impacto social, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030.

Em Itapema, mais de 50 organizações estão participando do ciclo 2022 do programa Selo Social, que é patrocinado pelo Instituto Rogério Rosa, que também é Apoiador Oficial do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Ainda restam poucas vagas, os interessados podem entrar em contato no e-mail comunicacao@selosocial.com.

O Selo Social é uma iniciativa que reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).  Podem participar, gratuitamente, empresas, organizações e órgãos públicos. Os participantes recebem assessoria do Instituto e participam de encontros e formações durante todo o ano. Ao final do ciclo, aqueles que concluírem o processo e demonstrarem compromisso social recebem a certificação.

O Instituto Selo Social, por meio do seu programa Selo Social faz o chamamento das organizações participantes para a transformação da década de ação, trazendo a corresponsabilidade de todos e todas para um cumprimento da Agenda 2030.

Selo Social entre as 10 soluções mais inovadoras do Brasil

O Selo Social foi eleito, em 2021, uma das 10 soluções mais inovadoras para implementação dos ODS no Brasil. Ele atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais.

O programa já foi implantado, com sucesso, em cidades dos estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Sua obtenção tem impactado positivamente sobre a credibilidade das organizações, transformando-se em um importante diferencial. Mais de 2.500 organizações já foram certificadas. Este ano o programa teve um recorde de inscritos, somando mais de 500 organizações que se inscreveram no processo de certificação. 

A coordenadora do Instituto Rogério Rosa, Esther Fregossi, destaca que o investimento no Selo Social é uma das formas de trabalhar em parceria com a comunidade para o desenvolvimento sustentável das cidades. “O Instituto Rogério Rosa atua com foco no desenvolvimento de pessoas e no desenvolvimento local, buscando criar um ambiente favorável para avançarmos nos Objetivos de Desenvolvimento de Desenvolvimento Sustentável. Tenho certeza que a semente plantada nas cidades renderá excelentes frutos, por meio da parceria entre empresas, ONGs e órgãos públicos”, destaca Esther.

Segundo Carina Giunco, diretora executiva do Instituto Selo Social, o objetivo do projeto para este ano é expandir a atuação em Santa Catarina. “Queremos levar o Selo Social para cidades que já estejam preparadas e com lideranças fortes para receber o programa, e já estamos fazendo articulações neste sentido. Em breve teremos novidades para anunciar parcerias para a nossa expansão por SC”, conta Carina.

Últimos dias: Cidades Catarinenses tem inscrições abertas e limitadas

Além da cidade de Itapema, que conta com poucas vagas para as organizações da região que tiverem interesse em participar, as inscrições estão abertas para organizações que estão localizadas no município de Palhoça. Interessados podem entrar em contato no e-mail comunicacao@selosocial.com.

Perguntas frequentes sobre a certificação Selo Social:

O que precisa fazer para ser Certificado?

São três critérios de certificação: certidões negativas em dia, participar de 70% dos encontros presenciais e ter projeto(s) com benefícios para a comunidade e colaboradores.

Quem pode participar do Selo Social?

Podem participar pessoas jurídicas representantes de órgãos públicos, como secretarias, empresas de pequeno, médio e grande porte e microempreendedor individual e organizações da sociedade civil como OSCs, institutos, associações.

O que as organizações ganham ao participar do Selo Social?

 ✔️ Treinamentos presenciais e à distância sobre gestão de projeto;

 ✔️ Assessoria para identificação e mensuração de Impacto Social;

 ✔️ Sistema informatizado para Transparência de projetos e relatório social;

 ✔️ Rede de contatos com lideranças e organizações de diversos setores;

 ✔️ Possibilidade de ser Certificado com o Selo Social da sua Cidade!

O que eu preciso para me Inscrever?

Para se inscrever é preciso ter em mãos o CNPJ da organização e o contato da pessoa que ficará responsável pela participação

Preciso ter um projeto em execução ou posso criar um novo?

Você pode cadastrar projetos em execução ou começar um novo projeto.

Live Ação ODS

Quer conhecer mais sobre o Selo Social?

Na próxima segunda-feira (13) será realizada a live “Certificação Selo Social: uma oportunidade para Organizações qualificarem as suas ações de impacto social e ODS”. O evento será realizado às 10h, no YouTube.com/MovimentoODSSC e contará com a participação do Presidente do Instituto Selo Social Fernando Assanti. Ative o lembrete para ser lembrado quando o evento começar.