Movimento ODS SC neutraliza emissões de evento por meio do plantio de árvores

, , , , Carine Bergmann 7 de fevereiro de 2022
 Movimento ODS SC neutraliza emissões de evento por meio do plantio de árvores

Ação contou com a parceria da Neo Green Consultoria Ambiental, do Instituto Neo Carbon e da Apremavi

Com a intenção de tornar mais sustentável a realização do Fórum Brasil ODS 2021, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina buscou a parceria de iniciativas especialistas no assunto, e conseguiu realizar a compensação de 6,696 toneladas de CO2 emitidas na realização do evento. O número foi levantado por meio de um inventário efetuado pela Neo Green Consultoria Ambiental e pelo Instituto Neo Carbon. Já o plantio de 60 árvores foi realizado em parceria com a Apremavi, no município de Atalanta/SC.

Como tornar o evento carbono neutro

Para chegar neste número, a Neo Green analisou informações como a distância percorrida até o local do evento; o tipo de transporte e combustível utilizados pelos participantes que se locomoveram até ao evento; se houve compartilhamento de carona; além de informações dos realizadores do evento, como alimentação; transporte dos palestrantes; gerenciamento de resíduos e uso de materiais descartáveis; entre outros.

Certificações

Após a compensação do impacto e relatório de plantio, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina obteve as seguintes certificações:

Certificado e Selo Carbono Neutro; por meio do Instituto Neo Carbon.

“Mais que agradecer, nós do Movimento gostaríamos de incentivar nossos signatários a criarem a cultura de transformar as emissões de gases de efeito estufa em árvores. Isso só foi possível graças ao apoio de parceiros como o da Neo Green Consultoria, que nos apoiaram de forma importante, oferecendo a sua expertise nesta área”, avalia Natália Pires, coordenadora Estadual de Comunicação do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Para conhecer todas as ações de sustentabilidade do Fórum Brasil ODS 2021, bem como todos os parceiros envolvidos na ação de evento sustentável, acesse aqui.