Semana ODS na Prática destaca ações sustentáveis em Santa Catarina

, , Carine Bergmann 17 de setembro de 2021
 Semana ODS na Prática destaca ações sustentáveis em Santa Catarina

Iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina tem como objetivo dar visibilidade a ações relacionadas à erradicação da pobreza, cuidado com o meio ambiente e demais temas ligados à sustentabilidade.

Santa Catarina, 17 de setembro de 2021. A Semana ODS na Prática será realizada de 20 a 25 de setembro, de forma presencial e on-line, nas cidades onde há comitês locais e/ou signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Trata-se de uma ação coordenada pelos Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas dos signatários relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Semana ODS na Prática iniciou em 2019 em SC, e é realizada sempre na última semana de setembro, em comemoração à assinatura do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030”.  A semana ODS foi reconhecida como lei estadual, projeto de Lei protocolado pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT), sancionado pelo Governo do Estado em março de 2020. Pela primeira vez, a Semana ODS Na Prática acontecerá simultaneamente nos 15 estados onde há núcleo estadual do Movimento Nacional ODS. Para participar dos eventos que serão organizados pelo Comitês Locais, inscreva-se no sympla.com.br/movimentoodssc.

Visibilidade global

As ações da Semana ODS na Prática estão sendo divulgadas na agenda do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e também na plataforma global da ONU, a Global Week to #ACT4DGs. Já são mais de 130 eventos cadastrados. Para conferir, acesse: https://www.act4sdgs.org/profile/MovimentoODSSC

A coordenadora geral adjunta do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Katiane Vieira, explica que a Semana ODS na Prática tem como propósito incentivar que toda a sociedade conheça e saiba como implementar os ODS:  “A Semana serve como inspiração e motivação para que as pessoas possam atuar pelo alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, comenta Katiane.

Ação local: Pontos de Coleta

O descarte incorreto de materiais é um problema público sério, que provoca grandes perdas em todos os ambientes, causando problemas de infraestrutura, saúde, perdas da biodiversidade terrestre e marinha.

Dentre as iniciativas da Semana ODS na Prática 2021, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina está mapeando locais de coleta de resíduos e materiais para que os mesmos tenham a destinação adequada.

Confira o mapeamento de pontos de coleta, realizado de forma colaborativa com os signatários, e veja quais os tipos de materiais é possível entregar em cada um deles. https://sc.movimentoods.org.br/pontos-de-coleta/

Sobre o Movimento ODS SC

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Trata-se de um Movimento de voluntários, apartidário, plural e ecumênico, constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Atualmente conta com uma rede de mais de 900 signatários, em 77 Municípios de Santa Catarina, articulados em 14 comitês e representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. Para saber mais, acesse: https://sc.movimentoods.org.br/

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

O documento adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, é um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos. E é também um plano de ação para todas as pessoas e o planeta que foi coletivamente criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. 

A Agenda 2030 consiste em uma Declaração, em um quadro de resultados – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, em uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, bem como de um roteiro para acompanhamento e revisão. Os ODS são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano 2030.

Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável. Nos próximos anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas irão estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.