ODS em Pauta – Políticas Públicas e os ODS: Uma visão Nacional e Estadual Coordenação Estadual

Data: 28 de Maio de 2021   | Data Final: 28 de Maio de 2021   |   Início: 18:00   |   Final: 19:00
 ODS em Pauta – Políticas Públicas e os ODS: Uma visão Nacional e Estadual

A Agendo 2030 é universal, abrangente, inclusiva e transformadora. O Brasil e os Estados – membros do ONU se comprometeram em torná-la uma realidade em todos os países globalmente. No Brasil, diversos setores e a sociedade civil organizada têm se posicionado em favor de elaborar as políticas nacionais e colaborar com a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

Nessa perspectiva, propomos um debate quanto a promoção e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em programas de governo, tanto na esfera federal quanto estadual, e os cidadãos e cidadãs exercerem a cidadania, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.

A proposta é ampliar a conscientização em torno da Agendo 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e fazer um chamado para que os programas de governo se alinhem a essa “linguagem comum”. A Agenda 2030 é de todos e todas. Por isso, a adequação e gestão integrada das políticas públicas, instrumentos de monitoramento e participação social e fundamental. Só será possível cumpri-la se todos os brasileiros e brasileiras se comprometerem o fazerem sua parte a cada dia até 2030.

 

Com o ODS 16 (Paz e Instituições Eficazes) em foco, o evento será realizado no youtube.com/movimentoodssc e contará com a participação de Nilton Tatto, deputado federal e Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Doutorando em Políticas Públicas (UDESC), João Marcelo Pereira Ribeiro, com mediação de Gilson Zimmermann – Coordenador Geral Movimento Nacional ODS SC. Uma realização do Movimento ODS Santa Catarina, com apoio da Facisc e da Interpres, para tradução em libras.

Conheça mais sobre o perfil dos participantes

João Marcelo Pereira Ribeiro – Doutorando em Políticas Públicas (UDESC)

Pesquisa: Políticas Públicas Globais e Desenvolvimento Sustentável: análise das janelas de oportunidade para políticas globais de mitigação das mudanças climáticas

João Marcelo Pereira Ribeiro Mestre em Gestão Estratégica Sustentável pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento, tendo como tema de tese Políticas Públicas Globais e Desenvolvimento Sustentável. É Pesquisador do projeto BRIDGE, financiado pela FAPESC e pelo Conselho de Pesquisa do Reino Unido (RCUK) através do Newton Fund. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Política Pública e Desenvolvimento – CALLIPOLIS/UDESC, e Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade – GREENS/ Unisul.

 

Nilton Tatto – Deputado Federal e Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Nascido em Frederico Westphaelen (RS), Nilto Tatto migrou para São Paulo em 1978 se fixando na Zona Sul, onde iniciou sua participação nas Comunidades Eclesiais de Base e movimentos sociais. Foi líder estudantil, integrou movimentos de educação popular, movimento indígena, quilombola e ambientalista. Atuou na capacitação do Conselho Nacional de Seringueiros liderado por Chico Mendes, e para a União das Nações Indígenas. Em 2009, recebeu o Prêmio Dorothy Stang de Direitos Humanos por sua atuação junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

Nilto Tatto é ambientalista e tem uma história de defesa das comunidades quilombolas e indígenas no Vale do Ribeira, de defesa da agrária, da agricultura familiar, pela preservação do meio ambiente, da agroecologia, da alimentação saudável e da redução do uso de agrotóxicos.
Nilto Tatto está em seu segundo mandato e é o vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília. É titular da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; titular da Comissão Externa de Queimadas e Biomas Brasileiros e titular do grupo de trabalho de Licenciamento Ambiental. É membro da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas, Frente Parlamentar dos ODS, Frente Parlamentar Ambientalista, entre outras.

Sobre o ODS Em Pauta

Movimento ODS SCA disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representa um dos maiores desafios para o engajamento dos diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030.

Pensando nisso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realizará todos os anos, na ultima semana do mês de maio, a semana ODS em Pauta. As ações ocorrerão, de forma online ou presencial, simultaneamente nas cidades onde há comitês local ou signatários. A semana ODS em Pauta tem como objetivo disseminar informações de qualidade quanto aos ODS. A ação busca, justamente, engajar os diferentes segmentos da sociedade brasileira na Agenda 2030. Saiba mais.

 

Sobre o Movimento ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social apartidário, plural e ecumênico, composto por voluntários e constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Atualmente conta com quase 800 signatários, em 69 municípios; articulados em 13 comitês, sendo representados por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público. Torne-se um signatário em Santa Catarina.

Inscreva-se no canal do Youtube e ative a 🔔sineta para receber as notificações dos nossos eventos.