Klabin é reconhecida globalmente por sua atuação sustentável

, , Carine Bergmann 22 de fevereiro de 2021
 Klabin é reconhecida globalmente por sua atuação sustentável

Pela primeira vez, Companhia é listada no The Sustainability Yearbook, organizado pela S&P Global

São Paulo, 22 de fevereiro de 2021 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e apoiadora oficial do Movimento ODS SC, foi listada, pela primeira vez, no The Sustainability Yearbook 2021, organizado pela S&P Global, responsável pela avaliação ESG que dá origem ao Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A fim de destacar as Companhias que obtiveram o melhor desempenho neste processo, a organização lança, anualmente, um anuário em que reúne as empresas líderes em sustentabilidade em seus segmentos.

Para compor a lista, a S&P Global seleciona 30% das Companhias melhor avaliadas e, deste montante, 15% de cada setor. A Klabin figura entre as mais sustentáveis do segmento de embalagens de papel.

“A S&P Global possui uma das mais criteriosas e robustas avaliações em ESG. A partir desta importante análise, passamos a fazer parte da carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade em sua edição 2020/2021 em duas categorias, Índice Mundial e Índice de Mercados Emergentes, e agora atingimos a pontuação necessária para constar no Anuário. A lista é um dos maiores reconhecimentos internacionais que uma empresa pode ganhar e só reforça o nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade”, comemora Júlio Nogueira, Gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Para elaborar o The Sustainability Yearbook 2021, a S&P Global analisou a performance de sete mil companhias em todo o mundo. O anuário é uma importante fonte de dados para o mercado financeiro utilizado por investidores, clientes, pesquisadores e diversos públicos de interesse.

Sobre a Klabin 
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 24 unidades industriais, sendo 23 no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para o “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, além de apoiadora oficial do Movimento ODS Santa Catarina, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.