Instituto Nexxera promove Imersão em Negócios de Impacto socioambiental

, Carine Bergmann 10 de novembro de 2019
 Instituto Nexxera promove Imersão em Negócios de Impacto socioambiental

Signatários do Movimento ODS SC têm 30% de desconto na inscrição

Nos dias 22 e 23/11, empreendedores sociais irão participar de palestras e exercícios para colocarem suas ideias em prática. O evento será realizado no NexxLabs SOHO, em Florianópolis, SC.

O Workshop “Imersão em negócios de impacto” será voltado para empreendedores que desejam gerar impacto socioambiental, mas ainda não sabem por onde começar e precisam estruturar as suas ideias. Para isso, serão ensinadas metodologias 100% aplicáveis para transformar a ideia em um negócio. Os facilitadores do encontro serão Prof. Geraldo Campos, consultor e um dos responsáveis pelo programa Nexxlabs, e Carla Cunha, gerente do Instituto Nexxera.

Ambiente de inovação

Durante a imersão, serão realizadas experiências empreendedoras com atividades teóricas, momentos de cocriação, ações mão-na-massa e momentos de netwroking entre os participantes no NexxLabs Soho: um ambiente de Inovação e Empreendedorismo criado em maio deste ano, e que já contribuiu para o desenvolvimento mais de 21 projetos e 60 empreendedores de impacto.

O Projeto Baggy é um exemplo de iniciativa que está sendo desenvolvida no programa Conexxão de impacto. A iniciativa propõe a substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis gratuitas (perante a devolução) para clientes de supermercados por meio de um aplicativo. Com as mentorias realizadas no programa o empreendedor teve a oportunidade de analisar o seu modelo de negócio, e durante a validação realizar ajustes na proposta de valor, e realizar os testes para o aplicação junto ao ecossistema. Para o empreendedor, Vinicius Back Campanelli, o Conexxão de Impacto foi fundamental para o estágio inicial do negócio. 

“Além abordagens conceituais, postas em prática,  desenvolvendo as habilidades dos empreendedores, foi possível conhecer muitas pessoas na mesma situação, formando uma rede de suporte”, comenta, Campanelli.

Programação do Workshop Imersão em negócios de impacto

22 de novembro | Facilitadores: Carla Cunha e Geraldo Campos

19h – Abertura com Andréa Silva, presidente do Instituto Nexxera

19h30 – Talk: Sustentabilidade e os ODS com Carla Cunha

20h30 – Talk: Negócios de impacto socioambiental na prática com Geraldo Campos

21h – Networking: Apresentação dos negócios, ideias e projetos de impacto socioambiental dos participantes inscritos

22h – Encerramento

23 de novembro | Facilitador: Geraldo Campos

8h30 – Networking e Café de boas vindas

9h – Talk: Tese de impacto

9h40 – Problem Solutions Fit

10h20 – Dos inputs aos impacts – As fases dos negócios de impacto

10h45 – MVP e Prototipagem

11h15 – De impactos a parceiros

12h – Intervalo para almoço

13h – Momento de descontração e Networking

13h30 – Conquistando clientes

14h30 – Escalando Negócios de Impacto

15h30 – Pitch dos negócios de impacto

16h30 – Mensuração de impacto

17h – Encerramento

Ministrantes:

Prof. Geraldo Campos: Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC. Mestre em Administração pela UNISUL. Possui formação em Educação Empreendedora pelo Babson College (USA); em Empreendedorismo para Economias Emergentes pela HarvardX (USA). Conquistou o prêmio ENDEAVOR de Educação Empreendedora 2016 e está em os Top 10 Mentores 2017 e 2018 e 2019 pela Associação Brasileira de Startups. Consultor para Empreendedorismo e Negócios de Impacto do Instituto Nexxera NexxLabs. Professor e pesquisador nas áreas de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de startups da UNISUL. 

Carla Cunha: Empreendedora e Consultora em Sustentabilidade Humana e Organizacional. Possui formação em Serviço Social (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (2004) pelo Instituto Nacional de Pós Graduação e Administração, Planejamento de Projetos Sociais (2006) na Universidade Gama Filho e Coach pelo IDECOH (2016). Aluna especial do Mestrado em Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC) e membro do grupo de pesquisa em Inovação Social da UFSC. Vice-diretora da Vertical Governança e Sustentabilidade da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). Líder de processos e pessoas nas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade, Responsabilidade Corporativa, Comunicação Interna, Responsabilidade SocioAmbiental e Negócios de Impacto. Sólida experiência na construção e gerenciamento de instituto/fundação empresarial, como o Instituto Nexxera. Desenvolveu projetos de referência em gerenciamento de impacto socioambiental em comunidades industriais de empresas localizadas na América Latina.

Inscrições: http://bit.ly/Imersão-Impacto

Use o código SIGNATARIO30OFF para garantir o seu desconto.

Sobre o Conexxão de Impacto

O Conexão de impacto é um programa de desenvolvimento de negócios de impacto sociambiental. Consiste na realização de mentorias, workshops, eventos, networking com empreendedores, comunidades e visitas a ambientes de inovação e empreendedorismo. Em 2019, foram desenvolvidos 21 projetos e 61 empreendedores de impacto, que passaram por mentorias individuais e coletivas a cada 15 dias. Nas atividades realizadas em grupo, o Conexxão de Impacto leva convidados para tratar sobre modelagem de negócios, teses de impacto socioambiental, geração de clientes, vendas, engajamento e product Market/fit (ajuste do produto ao mercado). O Conexxão de Impacto é um programa alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e adota a premissa de que os negócios de impacto selecionados devem ter o alinhamento a pelo menos um dos 17 ODS.

Neste ano o programa foi finalista do Prêmio ODS Pacto Global Brasil 2019 e ficou classificado em 2º lugar entre as PMEs no eixo prosperidade. Este evento está alinhado aos ODS 4 – Educação de Qualidade; 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; e 17 – Parcerias e meio de implementação.